Discussão:Manuscritos do Mar Morto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 4 de abril de 2012 de Haim 2 no tópico Erro de conteúdo

Eu acredito que não haja muita relação entre Israel Knohl e os manuscritos do Mar Morto que justifiquem sua inserção neste texto. Talvez uma separação seja mais conveniente.


Em que documentos é que julga que Israel Knohl se baseou ? --Joaotg 19:23, 20 Dez 2004 (UTC)

Sim, mas o texto é sobre os pergaminhos, e não sobre esse cara. A opinião dele pode ser importantíssima, mas é uma opinião, e não deveria ter tanto destaque assim, em minha opinião. Neste artigo não se deve falar sobre o Acadêmico com a ênfase que foi usada. Deve-se falar sobre a influência de seu trabalho sobre o conhecimento dos pergaminhos, e não sobre a sua experiência acadêmica. Ainda pior seria dar um tubtítulo apenas para ele. Eduardo Veríssimo 13:56, 17 Jun 2005 (UTC)

Procurem traduzir…[editar código-fonte]

Gente, procurem traduzir todo o artigo da versão de língua inglesa! Está muito interessante! --Jaques O. Carvalho 04:35, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Estes rolos foram escritos em pergaminho e não em papiro. Por favor façam a correção. O Texto afirma que os rolos eram de papiro, uma forma de papel antiga. O pergaminho era feito de peles de animais. Marcus Vinicius de Lima Oliveira 16/02/06 18:00

Segundo ERWIN LUTZER, em sua obra SETE RAZÕES PARA CONFIAR NA BÍBLIA, a descoberta dos Rolos do Mar Morto permitiram retroceder a partir das cópias mais antigas disponíveis do Antigo Testamento, no caso o texto massorético, escrito cerca de 800-1000 anos d.c. Comparadas as duas cópias e especialmente o Livro do Profeta Isaías, encontrado completo, constatou-se, segundo LUTZER, a exatidão geral da transmissão dos escribas/copistas, que preservaram com fidelidade as antigas obras, salvo, no caso concreto, pequenos erros de grafia. Em suma, os Rolos do Mar Morto confirmam que o texto do Antigo Testamento hoje disponível, depois de cerca de 1000 anos, sofreu pouquíssimas alterações.

Erro de conteúdo[editar código-fonte]

Existe um erro no texto [inclusive nas referências] quando diz que não foram encontrados nenhuma porção do Livro de Neemias da Biblia Hebraica nos manuscritos. Na Biblia Hebraica [e já que foi citada ela] não existe a divisão entre livros de Esdras e Neemias [para nós judeus é um único livro]. Portanto poderiamos contabilizar 1 (um) achado neste livro [Ezra/Nehemia]nos manuscritos em Qumran.

Sugiro uma mudança ou uma explicação deste detalhe entre parenteses no texto. --Haim 2 (discussão) 03h49min de 4 de abril de 2012 (UTC)Responder


erro: no fim da década de 1940 e durante a década de 1950. corrigir para no fim da decada de 40 e durante a decada de 50.