Discussão:Maria Helena de Jesus

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na verdade, o testamento infomado é o de sua filha MARIA HELENA DE JESUS, falecida em 09 de agosto de 1812 (Registro de Testamento n. 51, a fls. 124 usque 127 do Cartorio do 1º officio da comarca de São João del-Rei - Genealogia Mineira, Arthur Rezende, pgs. 427 e 429 - 3º Vol. Oficina Gráfica SFREDD) & GRAVINA LTDA. - Rio de Janeiro.

Este senhor (Arthur Rezende), era sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico e Geográfico de Ouro Preto e do Instituto de Estudos Genealógicos de São Paulo.

O autor do verbete confundiu Helena Maria de Jesus, a "Terceira Ilhoa", figura histórica importante do povoamento das Minas Gerais, com sua filha Maria Helena de Jesus, que se pode dizer "mais ofuscada". O conserto das informações, bem como a atualização da ortografia deram uma maior propriedade ao artigo. Porém será necessário retirar o "redirecionamento" da "mãe" para a "filha".

Importante Distinção[editar código-fonte]

Foi importante a distinção feita entre Helena Maria de Jesus e Maria Helena de Jesus, esta filha da primeira. O autor do texto original havia confundido as duas.

Natureza Não-Enciclopédica[editar código-fonte]

Um editor marcou essa página como "pode não ser de natureza encicliopédica". As lendárias Três Ilhoas são reconhecidas como relevantes por diversos genealogistas, inclusive tendo José Guimarães (que é citado como artigo na própria Wikipedia) tendo dedicado uma obra em três volumes e cinco tomos ao papel e vida dessas três matriarcas.

Cada uma das Três Ilhoas merece seu próprio artigo, visto que tem descendência numerosa e ilustre, e que vários outros artigos biográficos fazem referência a elas como matriarca ancestral. Júlia Maria da Caridade e Helena Maria de Jesus já possuem páginas próprias, falta um voluntário com dados para compor um artigo para Antônia da Graça!

Algneto0 (discussão) 00h07min de 17 de julho de 2009 (UTC)[responder]