Discussão:Memorial das Vítimas do Comunismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Este artigo tem como único objectivo dar conhecimento da existência deste memorial, bem como das razões (válidas ou não) apresentadas pelos seus responsáveis.
  • Por conseguinte, o artigo não deverá apresentar qualquer juízo de valor sobre o mérito ou demérito desta iniciativa política.

LuismiguelmatosRibeiro 16h17min de 14 de Junho de 2007 (UTC)


esse memorial não tem nenhuma ligação com direitos humanos ou ética... é apenas 1 lobby direitista... porque se fizessem 1 memorial das vitimas do capitalismo o n° de pessoas seria inestimável. Esse memorial tem o desplante de dizer que os mercenários da UNITA e seus aliados sulafricanos brancos do apartheid(apoiado pelos EUA) foram terríveis vitimas do comunismo angolano. Os EUA não falam das vitimas da UNITA e nem do brutal apartheid na RSA( apoio made in U$A). Já Cuba... os EUA demonizam obviamente porque essa nação já não é mais 1 protetorado gringo. OS EUA nunca se pronunciaram sobre o apoio deles ao regimes cubanos antes de 1959. Etiopia: os EUA tem o cinismo em dizer que os comunistas foram culpados pelas mortes na Etiopia.. isentando os imperialista ocidentais. Granada: os marines invadem e promovem 1 carnificina (em 1983) na ilha e botam culpa nos comunistas. Coreia N: Se esse país fosse 1 Filipinas de Marcos, 1 Indonesia de Suharto ou Bangladesh de Khan. EUA nem citariam crimes. Moçambique: mais outra mentira dos EUA. Moçambique depois que saiu da dominação lusa, sofreu tripla agressão: da RENAMO (pró-EUA) e dos governos racistas da Rodésia e África do Sul (financiados pelos EUA). Nicaragua:EUA invadiram o país em 1912 só sairam de lá em 1933. EUA fizeram da família Somoza e a Guarda Nacional nicaraguana "cães de guarda" pra explorar e humilhar o povo. Os Somozas dominaram o país de 1936 e 1979, quando a revolução sandinista deu 1 basta a esse regime pró-EUA. Incorfomados, os EUA apoiam os Contras (ex-guarda nacional) pra afundarem a revolução.Os contras mataram mais de 30000 nicaraguanos.(isso os EUA omitem) Vietnam: Os EUA mataram mais de 1 milhão de vietnamitas na guerra com balas, bombas, napalm e agente laranja. Sem falar de massacres, como o de My Lai. E culpam os comunistas por isso. Iugoslavia:realmente mais de 1 milhão de pessoas foram mortas. Mas foi pelas mãos do regime Ustase de Ante Pavelic, apoiado pelo Eixo e pelo Vaticano.

Stefbarbosa 08h20min de 10 de Novembro de 2007 (UTC)

Mais uma viúva do Muro de Berlim destilando suas mentiras por aqui também. A Wikipédia está realmente sofrendo uma invasão de comunistas e filocomunistas, aqueles que não têm a decência moral de se desculpar pelo mais de cem milhões de mortos pelo Comunismo. Dantadd 11h00min de 10 de Novembro de 2007 (UTC)
+ de 100 milhões de mortos??? Agora vai dizer q os comunistas são culpado pelas mortes nos paises de 3° mundo???Vai negar que os EUA mataram mais de 1 milhão de vietnamitas na guerra??? Vai negar q os brancos da África do Sul massacraram angolanos e moçambicanos???

Vai negar q o regime pró-nazi de Pavelic na Iugoslávia matou mais de 1 milhão??? Vai negar os crimes dos EUA, familia Somoza e Contras na Nicarágua??? Só falta dizer que a esquerda é que é o atraso pra Am.Latina... basta ver os quase 200 anos de regimes direitistas na América Latina. Tá certo... houve erro na URSS e seus aliados no leste europeu. Hoje... os europeus do leste são tratados como inferiores pelos ocidentais. e você tem a decência moral de admitir as centenas de milhões de mortos pela direita?? Inclusive os famintos?? e você tem decência moral por acaso? --Stefbarbosa 16h02min de 11 de Novembro de 2007 (UTC)

Amigo, eu não defendo ninguém. Quem defende comunistas é você, com a mesma ladainha torpe do "erro" da URSS e dos países do Leste Europeu. Cem milhões de mortos não são um erro, são o maior genocídio da história da Humanidade. Enfim, não espero conscientizá-lo de nada, pois se vê que não tem a menor noção do tema que pretende abordar. Dantadd 19h00min de 11 de Novembro de 2007 (UTC)
Acho que quem não tem a menor noção para discutir aqui é você, meu caro. O comunismo (na definição marxista) nunca existiu, a não ser em comunidades extremamente primitivas. O que aconteceu, nos países do Leste Europeu especialmente, foram pretensas experiências SOCIALISTAS, mas que do próprio socialismo se desviaram. Não há, hoje no mundo, comunista sério que negue os abusos e os genocídios cometidos por tais experiências, as quais, volto a afirmar, se desviaram até do socialismo (se você já leu Marx, ou qualquer teórico do socialismo, sabe que eu estou falando a verdade). Mas que o tal memorial em questão é uma coisa de um extremo tendenciosismo, isto não há como negar. O capitalismo também tem seus crimes, e estes não são poucos.

--Malaleel 02h03min de 11 de junho de 2011

Ninguém se importa se você é ou não comunista, a Wikipedia tem o principio da neutralidade e não é um fórum de discussão pessoal. O Memorial existe e logo merece um artigo sobre sua história , e se quiserem podem colocar uma secção de criticas aos Memorial , mas o que não pode é virar baderna imparcial e propaganda de sistema A ou B. Eurodix (discussão) 21h29min de 21 de maio de 2015 (UTC)[responder]