Discussão:Miguxês

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Apenas para saber o que fazer sobre este artigo. Eu acredito que ele pode ser aproveitado [e encurtado] no artigo Internetês, e então enviado para o [Wikcionário] de forma melhorada. Se algum membro ou administrador puder ajudar quanto a isso, por favor, deixe um recado na minha página de discussão ou aqui. Freyah 21:22, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Acho que não. O "internetês" é mais uma forma abreviada de escrever as palavras para a digitação rápida, enquanto o "miguxês" é um padrão de ortografia forçado usado por adolescentes, quase sempre do sexo feminino, com o intuito de deixar as palavras mais "meigas" - que, além disso, independe da Internet para existir. São coisas diferentes. Fábio Soldá 01:13, 20 Março 2006 (UTC)
Hahaha!!! Conseguiram produzir um artigo sério e bem estruturado sobre esta praga desgraçada que infesta a internet?!?! Parabéns, foi um feito heróico! :-) Todavia considero importante registrar (nos mesmos moldes de seriedade) que o uso constante de (argh!) miguxês acaba por gerar hábitos de escrita e com isso reduz a habilidade de expressão em língua culta padrão, podendo prejudicar seus usuários no desenvolvimento escolar e gerar constrangimentos em situações onde um padrão formal de expressão escrita é requerido. Aliás, querendo utilizar esta minha frase sintam-se à vontade. Só não edito o artigo agora porque não posso autenticar o login no computador de onde estou acessando a rede. - Biochip, bio1968@ig.com.br


"Todavia considero importante registrar que o uso constante de miguxês acaba por gerar hábitos de escrita e com isso reduz a habilidade de expressão em língua culta padrão" - o que você acaba de dizer não é verdade, muito menos segue um padrão de imparcialidade. Não sou a favor da utilização desta frase no artigo. AZ


O que o utilizador Biochip referiu é, sim, verdade. Embora não aconteça com todas as adolescentes, muitas transferem, inconscientemente, esse hábito de escrita para o mundo não-virtual. Normalmente, conseguem reparar rapidamente no erro, embora por vezes já não seja a tempo de o corrigir e evitar qualquer consequência desagradável provinda da anomalia; mas muitas nem sequer se apercebem do que é que estão a fazer até muito depois e só vêm a notar após de persistirem no erro com gravidade. Em suma, creio que seria importante registrar esse pormenor – não como um facto generalizado e inevitável, pois muitos jovens não têm esse problema, mas como uma possibilidade, pois também há quem o tenha e nem sequer se coíba de o admitir, pelo que não é difícil constatar que é uma possibilidade válida ao observar a quantidade de pessoas que confessam abertamente, sobretudo em fóruns de discussão, o quanto o “mixuguês” influenciou as suas vidas. :-P - by Aaminah, 26 de Abril de 2007

Verbete Miguxês numa Enciplopédia.[editar código-fonte]

Um ponto a ser refle(c)tido: como o miguxês é um fenomêno linguístico acho que tem cabimento sim sua manutenção como um verbete de uma enciplopédia. Ainda mais uma tão abrangente como a Wikipédia. POde parecer brincadeira, mas começo a acreditar que é um fenômeno linguístico real e merecedor de atenção. Um dia ainda veremos vetustos filólogos discutindo as raízes do axim ou do axo.AZZ 05h06min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Quero editar...[editar código-fonte]

...mas não sei sequer por onde começar.

Não acho que deveriam deletar o artigo; a grafia "miguxês" realmente existe, e tem diferenças suficientes em relação ao "internetês" (em ortografia, estrutura sintática e vocabulário) para ganhar página própria. Pode-se inclusive usá-la como objeto de estudos lingüísticos -- quasi-dialeto usado por um grupo muito específico de pessoas (adolescentes [s]emos[/s]).

Porém, o tom e conteúdo informativo do artigo parece mais da Desciclopédia que da Wikipédia.

Ok, o assunto causa risos por si mesmo, mas vou tentar deixá-lo razoável. Mas não sei se consigo.



post scriptvm: consegui melhorar alguma coisa, mas ainda não é o suficiente.

Eduardoc.xavier (discussão) 04h21min de 24 de Maio de 2008 (UTC)

Discordo a afirmação de que Gateenha seja por influência da lingua Inglesa, ouvi esse termo muito antes de vê-lo na internet. Das vezes que ouvi as pessoas costumavam dizer Gatêenha (prolongando o "e")como uma forma de ironizar ou então dizer carinhosamente a palavra. Então gateenha seria só uma "distorção fonética" (não sei se esse é o termo correto) da palavra gatinha. É o mesmo que dizer/escrever Bêudo (em vez de bêbado).

Sugiro alterar "por influência da língua inglesa", para uma coisa como "uma distorção fonética, para atribuir mais significado à palavra", algo assim.

Obrigado --Bozomal (discussão) 04h25min de 18 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Também tenho impressão que a maioria dos usuários desta variante não tem em mente a pronúncia em inglês, ou seja, ao escrever "gateenha", não imaginam que tenha o som de "gatinha" e sim um som prolongado mesmo, da mesma forma que as crianças sempre fizeram quando querem dizer que algo é muito grande e dizem: "beem grande", prolongando o som do "e".

Por outro lado, não nego que o recurso seja usado, embora não pareça ser "gateenha" o exemplo ideal. Em alguns chats em que há um software que bloqueia palavras ofensivas, os usuários costumam fazer este tipo de substituição. Por exemplo, para não usar a palavra "bixa", que será bloqueada no chat, usam "beesha". Neste caso, o "e" se prolonga para ter mesmo som de "i". Não sei, porém, se será um bom exemplo a incluir no artigo da wikipédia.

--Sadas

Eu vim aqui e fiquei chateado por terem apagado o artigo sobre o socioleto TIOPÊS. O Tiopês já foi citado em várias revistas, e tem gente que não sabe do que se trata. Eu não saberia, por exemplo, explicar o que é "Tiopês" pra minha mãe. Lamentável, Wikipedia. o comentário precedente não foi assinado por 189.59.83.186 (discussão • contrib.)