Discussão:Moura encantada

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 de fevereiro de 2023 de MiguelMadeira no tópico O que é suposto serem "mouras encantadas"

Rigor enciclopédico do texto no artigo[editar código-fonte]

Informação de Ega[editar código-fonte]

Vmadeira: Este artigo é constantemente alterado gostaria de saber qual o motivo. A lenda é de origem Portuguesa sendo que alterar a lenda para ter um vocabulário que não seja regional não faz o mínimo sentido. Não existe rigor enciclopédico, são lendas de tradição oral.Ega 09:56, 27 Julho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Olá Ega! O seu texto tem informações pertinentes e úteis, contudo, a forma da escrita não segue o rigor enciclopédico que é exigido aqui na Wikipédia.

Na sua edição você afirma que:

  • "Mouras encantadas (..) São seres mágicos (...)".

Repare que quando editei, coloquei:

  • "(...)são parte integrante de uma figura lendária do folclore popular português que as descrevia como seres mitológicos(..)"

Ou seja, não há forma de afirmar com certeza o que é ou era uma Moura encantada. O texto enciclopédico não diz o que É ou FOI a Moura encantada, uma vez que não há forma de o provar! O texto enciclopédico, ajuda a entender o significado do termo, lançando pistas para a sua compreensão.

O seu texto está escrito de forma a ir de encontro a um contexto preciso, talvez direccionado para alguém que procura textos sobre mitologia, lendas populares ou referências sobre folclore português. Não está errado, mas não se insere no contexto enciclopédico, onde os textos devem ser o mais genéricos possíveis, imparciais e factuais.

Dou-lhe um exemplo: repare no conteúdo do artigo que descreve a lenda do Lobisomem. O texto do artigo está escrito de forma imparcial, com teor e rigor enciclopédico:

  • "O Lobisomem é um ser lendário, com origem em tradições européias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo"

Recomendo por isso que visite a área de ajuda da Wikipédia, onde entre muitos tópicos, pode consultar o Princípio da imparcialidade, que, a meu ver, se aplica um pouco a este assunto.

Entretanto, estive a verificar as suas últimas alterações (através do seu histórico) e vejo que este assunto ligado às lendas populares portuguesas é do seu interesse. Se me permite a sugestão, e espero que veja isto como uma ajuda, julgo que você terá todo o potencial para criar um livro sobre Lendas populares portuguesas no projecto-irmão da Wikipédia, o Wikilivros. Lá, poderá criar um novo livro (provavelmente na secção de Humanidades) onde será possível escrever sobre a mitologia e/ou lendas portuguesas.

O que acha? Cumprimentos, --Vitor Madeira 10:53, 27 Julho 2006 (UTC)


Resposta de Ega[editar código-fonte]

Vmadeira obrigado pela informação. Só queria dizer que vi as mudanças feitas na pagina e acho que o artigo está a ficar muito confuso.

"O texto enciclopédico, ajuda a entender o significado do termo, lançando pistas para a sua compreensão."

Isto tambem fica confuso lançar pistas está a ser o oposto do rigor enciclopédico, não está a ajuda a entender de forma alguma.

  • "(...)são parte integrante de uma figura lendária do folclore popular português que as descrevia como seres mitológicos(..)"


Se são parte é porque não são o todo :O) E qual será a figura lendaria de que são parte? E em que parte da lenda elas são descritas como seres mitológicos? É muito ambiguo e confuso!


"O Lobisomem é um ser lendário, com origem em tradições européias,[...]"

  • "Mouras encantadas (..) São seres mágicos (...)".

Dicionário : mágico=>fantástico=>criado pela fantasia;fictício;


Tambem nâo se esqueça que "magicar" =>pensar.

Eu acho que a definição estava correcta, não existia necessidade de alteração.

"[...]os espíritos sub-humanos que habitavam nos rios e nos cursos de água, os quais teriam servido de inspiração a Camões,[...]" Camões não faz parte das lendas das mouras, não deveria estar no artigo que fica ainda mais confuso. Os espiritos sub-humanos são seres imaginarios, aqui dá a entender que eles realmente habitavam nos rios...

Depois, Vmadeira, fiquei com a impressão de que não conhece nada sobre as lendas das mouras e sobre a simbologia dos contos de fadas; repare onde está a escrever:

“tarefa, de uma maneira geral, desempenhada por um cavaleiro cristão.”

Sendo que esquece que em muitas outras lendas o cavaleiro não é cristão, é um Mouro; e que as lendas cruzam-se muitas vezes com factos que aconteceram durante a Reconquista.


“Ou seja, não há forma de afirmar com certeza o que é ou era uma Moura encantada”.

Um arquetipo, um elemento simbólico, o subconsciente colectivo segundo Jung. Existem diversas teorias, mas isso não é para ser discutido nesta pagina.

Todos os elementos dos contos de fadas estão carregados de simbolismo, desde o pente á cor dos cabelos. E esses elementos simbólicos repetem-se em contos e lendas espalhados por todo o mundo, por isso, se forem alterados perdem o sentido. Apesar de que os contos e lendas são elementos muito importantes da cultura Portuguesa para mim é perder tempo escrever numa pagina que vai ser alterada o tempo todo e em que aquilo que escrevo fica com o sentido alterado.

Repare, Vmadeira, que apenas reescreveu, no mesmo dia que criei a pagina, o mesmo texto que eu tinha acabado de escrever sobre as mouras encantadas, não havia nenhuma contribuição anterior de qualquer outro usuario. Cumprimentos Ega 09:41, 28 Julho 2006 (UTC)


Para futura referência[editar código-fonte]

As mouras em obras literarias. Almeida Garret faz referencia às Mouras no poema D.Branca:

  • E vós, formosas mouras encantadas,
  • Na noite de S.João ao pé da fonte,
  • Áureas tranças com pentes de ouro fino
  • Descuidadas penteando-enquanto o orvalho
  • Nas esparças madeixas arrocia
  • E os lindos aneis de perlas touca.

necessita de mais pesquisa[editar código-fonte]

  • ««Curiosamente no Reino Unido os nomes Moor (mouro), Muir,Mor, Mhor são frequentes em monumentos megalíticos[6]:
Escócia:Muirheadstone Standing Stones.
Inglaterra: Offerton Moor Stone Circle, Bamford Moor South Stone Circle.»»
  • «erva moura»
  • Também precisa de tradução, para a citação no texto «Possivelmente o "Pseudo-Turpin" (Liber IV do Liber Sancti Jacobi) [citação] pode ter influenciado, no passado, a crença de que haveria tesouros enterrados pelos mouros.», o seguinte:


"Wherefore it was enjoined them, whenever that happened, to fly the country, and bury their jewels in the earth,"

http://kellscraft.com/MediaevalTales/MediaevalTales01.html

Fusão Moura encantada; Mouro encantado

O que é suposto serem "mouras encantadas"[editar código-fonte]

Na tradição popular, parece-me praticamente regra geral que as "mouras encantadas" são, exatamente, "mouras", isto é, muçulmanas vindas do Magrebe durante o periodo da ocupação islâmica; mas este artigo é praticamente quase todo a falar das explicações académicas sobre quais serão as suas verdadeiras origens, lendas pré-celticas, as palavras que terão dada origem a "moura", etc.

Tal como um artigo sobre o "monstro do Loch Ness" deve, acho, explicar primeiro em que consistem as lendas sobre o "monstro do Loch Ness" e só depois ir para as análises académicas (estilo "lontra/tubarão-da-groenelandia/etc."), o mesmo deveria ser feito aqui, penso. MiguelMadeira (discussão) 17h30min de 28 de fevereiro de 2023 (UTC)Responder