Saltar para o conteúdo

Discussão:Nefilins

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Creio que nesse artigo deveriam ser analisados alguns pontos.

Não é possível afirmar com certeza que os Nefilins fossem filhos de anjos. O fato de ser usado o termo "filhos de Deus" para os genitores dos Nefilins, pode dizer que eram homens consagrados a Deus, não necessariamente anjos. De fato eram gigantes, porque quando os israelitas viram os homens que habitavam em Canaã, os descendentes dos nefilins, disseram que eram como gafanhotos (os israelitas) em relação a eles (os nefilins).(Números 13:3)

Gênesis não fala nada sobre materialização de anjos em forma de homem. Logo não é possível afirmar esta informação.

Nunca ouvi também dizer nada sobre algo na tradição judaico-cristã sobre desmaterialização de nefilins. Isso soa como teoria da Nova Era, e não como tradição judaico-cristã.

Outra coisa, Mitologia não é história, é fantasia e sofisma. Logo creio que esse tipo de nota em um documento científico (ao menos creio que a Wikipédia seja uma enciclopédia séria e de cunho tecnológico-cultural e científico) seja irrelevante como fato de prova. Devendo ser mencionado apenas como nota e curiosidades de culturas de épocas passadas.

Quando o documento menciona "poderes sobre humanos" novamente volta a remeter conceitos de ocultismo e magia. Coisas inconcebíveis e improváveis. Novamente fazendo alusão aos falsos conceitos pagãos sobre a Nova Era.

Nem todo mito eh uma mentira...[editar código-fonte]

O numero de estudiosos que afirmam que os mitos contem raizes em verdades historicas tem aumentado, e com razao. Quando encontramos historias absurdas envoltas em tramas heroicas e epopeias, costumamos descarta-las como mentira e invencao popular, no entanto, historias que se repetem em um sem numero de culturas, que nunca se encontraram, devem no minimo ser bem analisadas e respeitadas, pois existe ai uma grande chance de terem uma raiz comum em fatos reais. A mistura de racas, ou como preferam alguns, de anjos e homens, eh uma constante em muitas historias contadas por povos europeus, asiaticos, africanos, latino-americanos e ate mesmo aborigenes australianos. Eh fato que a biblia nao deixa claro quem sao esses filhos de Deus, mas podemos notar que raramente esse termo eh usado no Antigo Testamento para se referir aos homens, esse termo so passou a ser amplamente usado apos o nascimento da Igreja, na era crista, no entanto no livro de Jo nos encontramos uma referencia aos anjos, recebendo o titulo de `FIlhos de Deus`, eh bom tambem que se note nas historias de Abraao e Lo, que tres anjos foram hospedados por Abraao, que lhes ofereceu comida, bebida e descanso (oferta, alias, que foi aceita), antes de partirem para a casa de Lo, onde tambem foram hospedados e comeram (Gn 18-19.1-3). Se era possivel que comessem entao estavam na forma fisica, ou seja, materializados. Ao contrario do que lemos no ultimo comentario esses conceitos de meterializacao nao sao oriundos da nova era, mas sim das manifestacoes do proprio Deus e de seus enviados nos primordios de nossa historia. Ha quem diga que tais fenomenos nao poderiam ser operados por anjos caidos, somente os anjos fieis a Deus eh que teriam esse poder, no entanto notamos que os fenomenos de materializacao (excetuando, claro, os que nao passam de charlatanismo), sao comuns em algumas reunioes de bruxaria, satanismo, e ate mesmo em algumas sessoes espiritas, note-se bem que nao estou querendo dizer que essas manifestacoes sejam produzidas por `demonios`, mas uso esses casos para demonstrar que a materializacao nao eh tao absurda quanto pensamos, eh a transformacao de energia em materia. Sendo assim, o texto de genesis pode estar se referindo a mistura de anjos e homens, mas tambem pode estar se referindo a descendencia de Sete(que buscava a Deus) se misturando com a descendencia de Caim (primeiro homicida), acredito que as duas possibilidades sao concebiveis desde que se tome por base alguns trechos biblicos onde aparentemente acontecem coisas absurdas, mas que no fim, descobrimos ser a mais pura verdade.

Citando o primeiro comentário, ocorre que as Escrituras não citam a desmaterialização de nefilins porque estas criaturas híbridas (fruto da relação de anjos com mulheres humanas) teriam herdado a constituição física de suas mães; logo, quem se desmaterializou na ocorrência do dilúvio foram os anjos genitores e não os nefilins.