Discussão:Olho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Headline text[editar código-fonte]

Olhos Oftalmologia Doenças dos olhos Glaucoma Fatos sobre o glaucoma

1 – Glaucoma é um grupo de doenças algumas vezes associadas com aumento de pressão dentro do olho. Esta pressão aumentada pode danificar o nervo óptico, o qual é o responsável pela transmissão das informações visuais do olho para o cérebro.

2 – É a principal causa de cegueira irreversível e evitável da atualidade.

3 – Nos EUA, 100.000 pessoas estão completamente cegas por causa do glaucoma. No Brasil, estimamos que haja 62.550 pessoas neste lastimável estado.

4 – Cerca de 300.000 pessoas perderam a visão de um dos olhos. A estimativa brasileira é de 187.650 pessoas.

5 – Aproximadamente 2.000.000 têm alguma deficiência relacionada com o glaucoma; no Brasil, cerca de 1.251.001.

6 – Cerca de metade das pessoas afetadas ignora ser portadora da doença.

7 – Apenas 20% das pessoas sabem que o glaucoma tem relação com o aumento da pressão intra-ocular; 50% já ouviram falar em glaucoma porém desconhecem detalhes enquanto que 30% jamais ouviram falar sobre ela.

8 – Dos 20% que conhecem alguma coisa sobre o glaucoma, grande parte acredita que a doença só se encontra presente quando aparecem sintomas, que é facilmente curável e que jamais leva à cegueira.

9 - Aproximadamente 2% da população entre 40 e 50 anos de idade e 8% acima de 70 anos têm as pressões intra-oculares acima da média.

10 – Estimamos que, no Grande Recife ( 3.000.000 de habitantes ), haja 30.000 glaucomatosos, dos quais mais de 15.000 desconhecem ser portadores da doença.

11 – O glaucoma, nas suas várias formas, é capaz de afetar todas as idades e raças. Sendo que, nos negros, é mais freqüente, mais grave e de tratamento menos eficiente.

12 – Estimamos que, no Brasil, negros e pardos constituam 50% da população, porém, ainda não comprovamos se a doença nos pardos tenha a mesma gravidade que nos negros.

13 – Quando o paciente observa diminuição da visão, a doença já se encontra em estágio avançado e as lesões são irreversíveis.

14 – Entre os fatores que tornam a pessoa mais vulnerável ao glaucoma incluem-se miopia, raça negra e história familiar de glaucoma. Doenças tais como diabetes e hipertensão arterial podem contribuir para uma maior gravidade.

15 – A despeito de o glaucoma ser uma doença tão comum com diabetes e hipertensão arterial, a maior parte da população não toma conhecimento da mesma, fato que explica o surgimento de milhares de casos de cegueira a cada ano, muitos dos quais poderiam ter sido evitados.

16 – A pressão intra-ocular pode ser medida através de um teste chamado tonometria, realizado em consultório de oftalmologista, o qual deveria ser realizado em todos os pacientes.

17 – Alterações ou lesões no interior do olho, atribuíveis ao glaucoma, podem ser detectadas através de exame oftalmológico levado a cabo por oftalmologistas especializados.


e-mail: roberto_galvao@terra.com.br

todo o tipo de olhos humanos[editar código-fonte]

gostaria de saber e de ver todo o tipo de olhos humanos desde a cor ate a textura. coisa que voces nao dam informaçao e a informaçao que dao nao e muito especifica. obrigado pela voça atençao beijinhos isabel.

Isabel entre em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_humano lá existe uma relação de olhos humanos (já existe referencia para esta página no artigo. --Hdalip (discussão) 21h26min de 8 de Maio de 2008 (UTC)

Não sei se este local serve para apresentar casos a quem os saiba explicar minimamente. Senão indiquem-me algum, para conversar sobre o assunto.

há uns anos apareceu-me um arco de cor cinzenta nos dois olhos. Oftalmologista clasificou de "arco senil". O que é um arco senil. Tenho 56 anos, mas tenho este problema desde os 40, sem alterações. Já agora, existe alguma doença que afecte os olhos e ao mesmo tempo as articulações? joelho por ex. E herpes tambem no mesmo tempo.

Obrigado

Na wikipédia de lingua inglesa você encontra o artigo sobre arco senil, posso traduzir mais tarde para voce. na íntegra:

Arcus senilis (or Arcus senilis corneae. Latin: senile bow) is a peripheral corneal opacity caused by a deposition of phospholipid and cholesterol granules in the corneal stroma (or substantia propria).

It typically appears bilaterally and symmetrically as a partial or complete whitish arc highly visible over the iris. It is most often found in the elderly, hence the name.

It can be a sign of disturbance in lipid metabolism, an indicator of conditions such as hypercholesterolemia, hyperlipoproteinemia or hyperlipidemia.

A unilateral arcus is a sign of carotid artery disease or ocular hypotony.

In younger individuals the condition is called Arcus juvenilis.

RHC 23:19, 24 Abril 2007 (UTC)