Discussão:Pequena Taça do Mundo de 1953 (verão)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem dúvida, e os registros jornalísticos são claros, se há algum país que valorizou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA e a Copa Intercontinental ao extremo, este país é o Brasil. Desde 1960, não houve um só clube brasileiro que tenha aberto mão de jogar essas 2 competições quando teve a chance. Em 1997, o Cruzeiro chegou a contratar 3 jogadores apenas para enfrentar o Borussia Dortmund, em 1998 o Vasco viajou a Tóquio com grande antecedência ao jogo com o Real Madrid, entre outros exemplos da grande importância atribuída no Brasil a estas duas competições. O desinteresse do Vasco em jogar a competição (se for fato) dá prova de que essa competição não teve peso nem da Copa Intercontinental nem do Mundial de Clubes, provando ser incorreta a frequente afirmação de que essa competição foi o "mundial (ou intercontinental) de sua época".

PEQUENA TAÇA DO MUNDO COMEMORADA COMO UM MUNDIAL, ASSIM COMO, A COPA RIO INTERNACIONAL, A COPA INTERCONTINENTAL E A COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA.[editar código-fonte]

Não é verdade que a competição venezuelana não recebeu dos brasileiros a dimensão que eles deram às competições que em suas épocas foram consideradas "mundiais de clubes" no Brasil. A PEQUENA TAÇA DO MUNDO conquistada pelo Corinthians valeu como mundial sim! Idário jogador e ídolo corinthiano já mencionou isso em video que pode ser visto e ouvido no DVD TODO PODEROSO: O FILME (100 ANOS DE TIMÃO) em EXTRAS - DEPOIMENTOS EXCLUIÍDOS - LOUCOS POR TI, assim como, na matéria da FOLHA DA NOITE de terça-feira, 4 de agosto de 1953 - pág. 7 - 2º cad. e na FOLHA DA MANHÃ pág. 2 - ASSUNTOS GERAIS - FOLHA DA MANHÃ, TERÇA-FEIRA, 4 DE AGOSTO DE 1953. É descrito que houve apoteose no vale do Anhangabaú, dificuldades para os jogadores descerem do avião pois os jogadores foram esperados por uma multidão incalculável de admiradores e torcedores. O cortejo seguiu do aeroporto de Congonhas até o Jabaquara, passando por Vergueiro-Av. Paulista-Consolação-Av. São João e finalmente Vale do Anahangabaú.

É só pesquisar no acervo da folha de são paulo. http://acervo.folha.com.br/fdn/1953/08/04/1//5268842 http://acervo.folha.com.br/fdm/1953/08/04/1//5384659

A wikipedia não deve omitir fatos. Espero ter colaborado para que se faça luz à verdade!, embora, O Corinthians não fala que é tri-mundial por ter vencido a Pequena Taça do Mundo de 53 mesmo sendo a comemoração nos mesmos moldes da Copa Rio e Intercontinentais, conforme a reportagem descreve.

EM NENHUM MOMENTO O CORINTHIANS FICOU ESPERANDO FAX DE MUNDIAL. CONQUISTOU COM LOUVOR A PEQUENA TAÇA DO MUNDO QUE SIM FOI PREDECESSORA DOS MUNDIAIS.

Isso sendo campeão invicto em cima do Barcelona e sendo este o torneio que antecedeu o intercontinental que anos depois teve o Real Madrid como o primeiro campeão em 1960 e o poderoso Manchester da Inglaterra com gol do Roy Keane em 1999, pois em 2000 a FIFA organizou o primeiro mundial de clubes vencido pelo Corinthians em pleno Maracanã contra o Vasco da Gama.

Talvez a Copa Rio de 1951 tenha destaque em virtude o Maracanaço e da pressão política dos dirigentes do Palmeiras que de tanto pressionar angariou apoio com o Fluminense e realizou troca de faixas (http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/capitaes-de-flu-e-palmeiras-trocam-faixas-de-campeoes-mundiais.html) no ano do Bi-Mundial FIFA do Corinthians, porém os arquivos da Gazeta esportiva demostram que o time que realmente vingou o Maracanaço contra a campeã mundial de 50 foi o Corinthians, a seleção celeste em plena Montevidéu foi goleada por 4x1 e depois no Pacaembú por 2x0 um ano depois.

Gigghia e Juan Schiafino que participaram da jornada de 1950 no Brasil e que haviam sido contratados pelo futebol italiano, assistiram ao belíssimo espetáculo proposrcionado pelo Corinthians. Obduílio Varela foi convidado a participar das festividades, mas não apareceu decepcionando os dirigentes uruguaios.

O jogo que aconteceu em 30 de junho no estádio Centenário, em Montevidéu refere-se a festa de primeiro aniversário da conquista da copa do mundo de 1950, no Brasil. O Corinthians venceu a seleção celeste por 4x1 em pleno Uruguai conforme já descrito acima. Os gols foram marcados por Baltazar aos 17' e 24' e por Luizinho "Pequeno Polegar" aos 37' todos no primeiro tempo. Nelsinho marcou aos 23' do 2º tempo. A. Garcia marcou o único gol dos uruguaios.

Falam do intercontinental de 51 como se fosse legitima a participação do Palmeiras. A vaga do time paulista foi em relação ao titulo paulista, porém o campeão neste ano foi o Corinthians, que também participou do torneio em 52 como campeão paulista de 52 e tratou o torneio como o que realmente ele é, apenas um torneio que propiciou ao Corinthians novas vitórias internacionais, como o 2x1 contra o Austria Viena, o 6x1 contra o Libertad, o 6x1 contra o Saarbrücken da Alemanha e o 2x1 sobre o Peñarol na semifinal.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2007/06/303520-cartola-que-elevou-copa-rio-51-a-mundial-sai-de-cena-na-fifa.shtml http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2007/12/15/ult59u140167.jhtm http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/08/fifa-ve-titulo-de-51-do-verdao-como-de-nivel-mundial-mas-separa-campeoes.html

As notícias acima demonstram a forçada de barra e colocam uma pedra no assunto do primeiro campeão mundial. "No que diz respeito à Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a primeira edição do torneio foi disputada em 2000 e seu vencedor foi o Corinthians".

DESTA FORMA O GRANDIOSO BANGU/RJ QUE NÃO PERTENCE NEM À SÉRIE D DO FUTEBOL NACIONAL PODE CONSIDERAR-SE CAMPEÃO EM NÍVEL MUNDIAL. E O PODEROSO AMÉRICA/RJ VICE CAMPEÃO EM NÍVEL MUNDIAL. É SÓ PESQUISAR SOBRE A A INTERNATIONAL SOCCER LEAGUE DE 1960 E 1962.