Discussão:Pré-História da Nigéria

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bom, Este artigo foi criado no intuito de prescrever um link que estava para ser criado, e contribuir com o Projeto Nigéria.

A principio, pode-se observar que a versão en está bem mais escassa que a pt, em outras palavras está quase insignificante comparadas a versão pt a que criei. Mas afirmo que a diferença foi pouca comparado os conteúdos dos links externos da versão en. O método que utilizei foram assimilar informações da forma que o assunto fosse evoluindo, com breviário de cada tópico para ser aprofundado em futuras ligações externas que está em falta para o pt, portanto nem ao menos, mantive os duplos colchetes para sugerir novas páginas, para não desfazer a estética do artigo, com as desagradáveis visualizações dos links vermelhos.

A começar da introdução sobre o 'tardio período da idade da pedra africana', explico que está versão de contagem do período está relacionada ao LSA, do inglês Late Stone Age, que representa uma seção da idade da pedra africana(apartir de 40.000 a.C ) em contraposição com MSA (Midle Stone Age) diferentemente do desenvolvimento Europeu que já se apresentava como período paleolítico (50.000-10.000 a.C), o LSA é utilizado para calcular o período Africano. Então antes mesmo deles confirmarem os nomes das tribos e suas caracteísticas, é estimado que haviam movimentos de nômades na região em 10.000 a.C. Se referindo a utilização da palavra Neolítico no parágrafo explicativo sobre o desenvolvimento entende-se conforme aprendemos nas escolas como o período da agricultura.

A Idade do Ferro e Sociedades foi tomada (além das fontes externas vinculadas como referências) das wikis en:Iron Age, en:Metalworking, en:Nok culture, en:Taruga, en:history of ferrous metallurgy, en:Igala, en:Yoruba people, en:Terracotta, en:Olorun, en:Yorubaland, en:Ife, en:Oduduwa, en:Niger, en:Sub-Saharan Africa, en:Middle Belt, en:Oyo Empire, en:Yoruba language, en:Yorubaland, en:Olodumare, en:Orisha, en:Niger River, en:Benue River, en:Yoruba religion. A maioria com necessidade de se criar os artigos em pt

Declaro também que ficou um pouco complexa a questão da civilização Iorubá, que acredito necessitar de um artigo específico para detalhar as vertentes de sua origem. Senti que deveria utilizar palavras menos impactantes para a proposta do breviário,porém e talvez, seria uma questão para uma forte discussão, pois além de ser conteúdo embasados em estudos não concluídos, se revela em conceitos que abrage as sabedorias das crenças que ainda prevalece nos povos de etnia Iorubá, e há de ter se não com cuidado, uma informação prejudiciosa e ofensiva para com terceiro. sem mais comentário não assinado de Daniel Yamaçake (discussão • contrib) (data/hora não informada)