Discussão:Primeiro-Ministro de Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proposta: Novo formato?[editar código-fonte]

Proposta: Estou a pensar adaptar esta página ao formato da página do Presidente da República Portuguesa, qual a vossa opinião?

a) Criar uma infobox, para o primeiro-ministro que estiver em exercício;

b) Criar novas secções e adaptar/distribuindo o texto existente, complementando-o se possível:[Sugestões de secções??] (A ideia seria ter -"Definição"(o que é ser 1º ministro em Portugal); -"Funções"(aqui incluindo também uma repetição da "separação de poderes"); -"Histórico"(não exaustivo, mas com as wikilinks para as páginas mais relevantes, sem ser uma lista, porque essa já existe).

Obrigado. João Pedro --JPF1977 (discussão) 00h05min de 21 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Relevância de parágrafo correlacionando investigação criminal com maiorias absolutas[editar código-fonte]

Recentemente, (nesta revisão) foi acrescentado um parágrafo na secção "Fim do mandato" que faz uma correlação entre investigações criminais a um primeiro-ministro em funções e maiorias absolutas do Partido Socialista.

Tentei apagar o parágrafo, mas pareceu-me ter desencadeado uma guerra de edições. Não só o conteúdo é impreciso (a Operação Marquês, investigação criminal a Sócrates, é posterior ao seu fim de funções em 2011), como é informação avulsa e irrelevante (não se trata de informação substantiva quer sobre o cargo de Primeiro-Ministro, quer sobre a definição do fim do seu mandato), e o seu surgimento descontextualizado é problemático por WP:PESO e WP:SINT. É informação que eventualmente pertencerá noutros artigos relevantes (Crise política portuguesa em 2023, XXIII Governo Constitucional de Portugal, etc.), mas aqui parece-me forçado e raiado de recentismo.

Convido editores participantes para discussão, @Nibiru195:, @Icuasimp:. RickMorais (discussão) 20h29min de 12 de novembro de 2023 (UTC)[responder]

As investigações foram anteriores a 2011, que na decorrencia das mesmas deu origem à operação marques com o amigo de Socrates, Carlos Santos Silva:
  1. Foi no ano de 2013 que a investigação começou com a abertura de inquérito. O processo Operação Marquês teve origem numa outra investigação iniciada em 2011 e que visava o amigo de José Sócrates, Carlos Santos Silva.
  2. Costa e Sócrates foram os únicos primeiros-ministros em funções investigados
Tudo tem que ver que a ética e integridade politicas, no regular funcionamento das instituições democráticas. A página remete também à conduta dos primeiros-ministros em Portugal. Nibiru195 (discussão) 18h27min de 13 de novembro de 2023 (UTC)[responder]
Nota: Não discordo, pelo contrário apoio que esta informação deve também constar nos artigos acima mencionados. Nibiru195 (discussão) 18h30min de 13 de novembro de 2023 (UTC)[responder]
A conduta visa os incumbentes, no caso, Sócrates e Costa, não a figura do Primeiro-Ministro (e, no caso do primeiro, nem sequer tem qualquer relação com o fim do mandato). Sem referir sequer (sem me querer debruçar sobre estes casos em concreto) o princípio de presunção de inocência: isto é, uma investigação criminal não diz, por si só, nada sobre ética e integridade dos investigados até trânsito em julgado. Daí continuar a questionar a relevância deste conteúdo neste artigo em específico e nesta secção. RickMorais (discussão) 21h09min de 14 de novembro de 2023 (UTC)[responder]