Discussão:Psicologia transpessoal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de fevereiro de 2009 de Alexandre Pedrassoli

O grande problema desta abordagem, que é seria e anunciadora é a linha tênue entre a abordabem derivada da ciência ou da vivência e a fantasia. o comentário precedente não foi assinado por 200.18.252.42 (discussão • contrib.)

A Psicologia Transpessoal é uma criação coletiva muitas vezes denominada de Movimento Transpessoal. Nesse sentido o ego, mormente, não vem a somar, mas dividir. A própria Márcia Tabone, Doutora em Psicologia Transpessoal pela PUC em um congresso em 2005 colocou que a sombra (conceito junguiano) do transpessoal é o seu ego. Digo isso pois, reparei que alguém retirou informações que constavam neste espaço público transpessoal, por exemplo, havia uma lista bibliográfica maior, a atual somente tem um autor brasileiro, como se somente houvesse um transpessoal no Brasil; nos links havia muito mais informação, por exemplo o e-group Psicomundrungo, o maior e-group sobre Transpessoal, fora excluído, coisa que nos levou a colocar novamente. Eu não tenho tempo para corrigir as exclusões que esse terrorista do ego fez neste espaço público, mas pelo menos coloquei de volta o e-group Psicomundrungo, uma referência em Transpessoal no Brasil. José Brasílio Gnecco, Psicólogo pela USP, Administrador pela PUC e Coordenador de Curso no Centro Paula Souza.

Está escrito: OBS: não confundir com reencarnação e outros conceitos religiosos.

Acho que isso é discutível... no livro "A mente holotrópica" de Stanislav Grof, apresenta inúmeras experiencias transpessoais de pessoas que através de LSD ou respiração holotrópica apresentaram estados não comuns de consciência onde ultrapassavam o limites do espaço-tempo e os limites do corpo pessoal, ou seja, se viram experienciando lugares em outros tempos de outras culturas (os quais muitos foram comprovados, de modo que a pessoa não tinha conhecimentos anteriores sobre tais culturas) e experienciando também vidas passadas, corpos de animais.

Então chegar e dizer pra não confundir com reencarnação parece a negação da reencarnação que eu acho no mínimo discutível em vista das novas descobertas transpessoais.


Desfiz em 20/fev/2009 a alteração "15h45min de 4 de fevereiro de 2009 189.0.198.17", por se tratar de crítica pessoal ao autor do artigo original. Entretanto a reclamação feita pelo usuário 189.0.198.17 é pertinente no sentido da necessidade de se citar as fontes do artigo no trecho das críticas ao behaviorismo. Agradeço a quem puder auxiliar nesse ponto. Alexandre Pedrassoli (discussão) 23h56min de 20 de fevereiro de 2009 (UTC)Responder