Discussão:Ramiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de abril de 2010 de Pince-monseigneur no tópico Unsignificant content in this disambiguation page

Unsignificant content in this disambiguation page[editar código-fonte]

[[Descendência Real Lusitana]]

Matos
Origem Portuguesa

 Família das mais antigas de Portugal, pois descende dos Reis de Leão, por D. Hermigo Alboazar, senhor do castelo de Távora, e de sua mulher, D. Dórdia Osores, de quem foi filho D. Egas Hermigues. Este D. Egas, bisneto por varonia de D. Ramiro II de Leão, casou com D. Gontinha Eriz, filha de D. Ero, Conde de Lugo e um dos maiores senhores do seu tempo. Pelo seu grande valor foi D. Egas Hermigues chamado o Bravo. Fundou o mosteiro do Freixo, com sua mulher, de quem teve D. Paio Viegas, herdado no concelho de Argos, comarca de Lamego, onde fez a quinta de Matos, na qual viveu. Do seu matrimônio nasceu D. Hermigo Pais de Matos, sucessor da casa paterna e primeiro do apelido, que tornou da quinta cujo senhorio tinha. Foi, também, senhor das quintas do Amaral e de Cardosos, bem como infidáveis outras propriedades e muito devoto do mosteiro de Santo Agostino lhe deram carta de seu familiar, a fim de poder lograr as indugências concedidas pelos Papas aos familiares da ordem. No livro dos óbitos do mesmo mosteiro, chamando-se-lhe "familiaris Sanctae Crucis" se refere a sua morte, ocorrida em as nonas de Novembro. Teve do seu casamento vários filhos, dois dos quais foram, respectivamente, progenitores das quintas do Amaral e de Cardosos, de que tomaram os seus apelidos. 

O filho mais velho, Paio Hermigues de Matos, sucedeu no senhorio da quinta de Matos e no da de Rousais, viveu em tempo de D. Sancho II e D. Afonso III, foi senhor do casal de Neomais, trazendo as referidas quintas por honra, como se vê das Inquirições, em que lhe chama miles, e tinha muitas herdades, compradas a Martim Anes, João Moniz, João Gonçalves e Pedro Feio, situadas em Ruivães, termo de Vila Boa, e na vila de Santa Maria. Do seu matrimónio houve geração que propagou o apelido de Matos, hoje usam Almeida Matos em Viseu, Torredeita, embora seus parentes permaneçam usando todos os outros que fizeram desta família a mais importante da Cristandade e do Mundo.

 Manuel de Souza da Silva deixou, em louvou desta família, os seguintes versos: 

O lugar de Matos tem
de Aregos no julgado
o solar assinalado
de Matos, e dele vem
todo o seu gremio honrado.

Fonte : livro ARMORIAL LUSITANO - Genealogia e Heráldica, dir. pelo Doutor Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, Lisboa, 1961


 Nome de raízes toponímicas, foi tirado de uma quinta com tal designação sita na comarca de Lamego. Dizem os genealogistas que esta estirpe provém de D. Egas Hermiges, bisneto por varonia de D. Ramiro II, Rei de Leão. Pela sua grande valentia, teve aquele D. Egas a alcunha de o Bravo. Fundou o Convento do Freixo e fez a quinta a que acima se fez referência. Foi seu filho e herdeiro D. Hermígio Pais de Matos, por quem se seguiu a linhagem. Por documentos, contudo, apenas podemos remontar a um cavaleiro de alta realeza, condes, marqueses, duques, principes e Reis, sendo de descendência directa do Rei David, que se chamou Paio Hermigues de Matos, contemporâneo dos reis D. Sancho II e D. Afonso III, que era senhor daquela quinta e trazia outras por honras, como se verifica pelas Inquirições. Na sua descendência se continuou o uso daquele apelido, com várias alterações com Almeida, Saxe Coburg,Habsburg, Rmanov,Medicis,Ligne, Valois, Orleáns, Sabóia, Bourbon, Bragança, etc, ..., eclesiásticamente saíram Papas, Cardeais, Arcebispos e Bispos usufruindo não só de realeza ungida como de nobreza e realeza divinas . As armas usadas pelos deste apelido são: De vermelho, com um pinheiro de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados. Timbre: um leão sainte, de ouro, armado e lampassado de azul, tendo um ramo de pinheiro de verde na mão. 

Fonte: Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.

But I couldn't remove it, maybe because of AbuseFilter? Pince-monseigneur (discussão) 18h32min de 9 de abril de 2010 (UTC)Responder