Discussão:Referencial inercial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 9 de abril de 2010 de 201.21.3.162 no tópico Referencial em rotação

Erros no artigo[editar código-fonte]

O artigo estava completamente errado! Tal como estava mais valia nem existir porque estava cheio de erros.

  • Os sistemas não "têm inércia", a inércia é uma propriedade dos corpos.
  • "Estão parados" em relação ao quê?
  • ...

Quem quiser que melhore (existe muito espaço para melhorias) mas por favor não revertam para a versão anterior. Era simplesmente inaceitável. Cvalente 09:50, 2 Junho 2006 (UTC)

Referencial em rotação[editar código-fonte]

Um referencial em rotação não é inercial, e é possível determinar a sua "não inercialidade" sem sair do próprio referencial. Aliás, quando Newton, nos "Principia", dá um exemplo de referencial não inercial, é sempre um em rotação.

Considere um referencial inercial, que chamaremos, por convenção, de referencial em repouso, e outro, que gira em torno do primeiro em movimento circular uniforme (referencias são corpos, portanto isso faz sentido). O segundo, então, não será inercial. Contudo, em cada instante, o referencial girante tem uma velocidade bem definida, v, em relação ao parado. Ora, existe um referencial inercial com velocidade v em relação ao referencial parado. Logo, em cada instante podemos substituir o referencial girante pelo referencial inercial de mesma velocidade, e usar, em cada instante, a transformação de Lorentz entre eles. A diferença é que os parâmetros da transformação de Lorentz serão funções do tempo. Este é, basicamente, o método de tratar a dinâmica na relatividade restrita. Para descrever o movimento de uma partícula acelerada, usa-se o referencial inercial instantâneo de mesma velocidade que ela, que muda em cada instante.

201.21.3.162 (discussão) 03h22min de 9 de abril de 2010 (UTC)Responder