Discussão:Religião em Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dados dos Censos de 2001[editar código-fonte]

Não sei onde foram buscar os supostos dados dos Censos de 2001 relativamente à percentagem de católicos, pois não batem certo com aqueles que eu encontro no relatório do INE. Segundo os dados divulgados no site do INE (infelizmente não é possível fornecer uma hiperligação directa, tendo de se fazer uma pesquisa), a percentagem de respondentes que se auto-designaram católicos foi de aproximadamente 93%. Se considerarmos também aqueles que não responderam à pergunta sobre religião (que era facultativa e apenas destinada a maiores de 15 anos), a percentagem desce para 84%. De onde vêm esses 77%? 89.214.189.9 (discussão) 17h08min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

É uma boa pergunta... poderá ter havido algum erro de leitura dos dados do Censos 2001. No entanto (deve ser do adiantado da hora) não consegui encontrar os dados sobre religião do Censos 2001... pelo menos alngus dos links das páginas de resumo do site do INE são "permanentes" e pode fazer copy&paste dos mesmos... ou então indicar qual a pesquisa exacta que realizou... Portugalgay.pt (discussão) 03h21min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)
A pesquisa que eu fiz ("censos religião") não é muito boa (dá duas páginas de resultados), mas permite encontrar os dados todos, se bem que em ficheiros separados (um por região NUTS II, por ex., "Recenseamento da População e da Habitação (Centro) - Censos"), sendo necessário agregá-los para obter totais nacionais. Em cada ficheiro Excel, a pergunta sobre religião é a última (6.48). Os resultados que obtenho são 92,93% de católicos se considerarmos apenas o universo dos maiores de 15 anos que responderam, ou 84,53% se considerarmos todos os maiores de 15 anos. De notar que os documentos (datados de 2002/2003) indicam que os resultados são preliminares; sei que já encontrei noutra ocasião os resultados com indicação de serem definitivos, mas não me lembro que pesquisa fiz (o site do INE é uma lástima em termos de usabilidade!). Os 77% foram obtidos (acho) ignorando o facto de que apenas os maiores de 15 anos poderiam responder a esta pergunta. Gazilion (discussão) 11h06min de 12 de Maio de 2008 (UTC)
Vendo agora melhor, o PDF existente em cada uma das páginas resultantes da pesquisa anterior já tem os dados definitivos dos Censos 2001. Pelo menos no caso da região Norte (não verifiquei mais...), os definitivos são exactamente iguais aos valores preliminares. Gazilion (discussão) 11h15min de 12 de Maio de 2008 (UTC)
Boa notícia: ao contrário dos links para os ficheiros XLS, os links para os PDFs são permanentes. Aqui vai a lista deles:

Coloquei os dados da Prof. Helena Vilaça sobre demografia religiosa em Portugal e acrescentei os valores dos censos de 2001. MarcoOliveiraPT (discussão) 20h40min de 30 de junho de 2010 (UTC)Responder

Proponho que a frase "Num futuro próximo estaremos a discutir a Eutanásia, morte assistida a pedido" seja retirada. É pura especulação, pois nem sequer há um agendamento de tal discussão na Assembleia da República. Gazilion (discussão) 10h13min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Lei da Liberdade Religiosa[editar código-fonte]

Não é referida neste artigo.

Comissão de Liberdade Religiosa[editar código-fonte]

Não é referida neste artigo.

Ensino da Religião nas Escolas[editar código-fonte]

Algumas religiões (que não a Católica) podem ministrar aulas nas Escolas Públicas, se se cumprirem alguns requisitos. Isto não é referido no artigo.

Programas na RTP[editar código-fonte]

Têm sido uma forma de actividade das comunidades religiosas para divulgarem as suas mensagens. Não é referido neste artigo

Reconhecimento de Confissões Religiosas[editar código-fonte]

Quando uma confissão é reconhecida como Pessoa Colectiva Religiosa, isso não significa o mesmo que ser reconhecida como confissão radicada. Tratam-se de 2 níveis bem distintos de reconhecimento.

Censos 2011 (81% católicos, 6,8% sem religião)[editar código-fonte]

Os dados dos censos de 2011 já estão disponíveis e seria bom que os adicionassem ao artigo.

Os dados do INE não permitem concluir isso. A única coisa que sabemos é que 88,3% das pessoas (maiores de 15 anos) que responderam à pergunta da religião se identificaram como católicos. Os 81% que indicam no título desta secção correspondem a considerar que todas as pessoas (maiores de 15 anos) que declinaram responder não são católicos, mas isso não é uma consideração honesta, pois baseia-se em quê? Gazilion (discussão) 16h54min de 24 de outubro de 2014 (UTC)Responder
Isso significa que a % de católicos em Portugal se situa entre um mínimo de 68,9% (na situação pouco provável de todos os que não responderam à pergunta da religião — incluindo os menores de 15 abos — não serem católicos) e um máximo de 90,9% (na situação igualmente pouco provável de todos os que não responderam à pergunta da religião serem católicos). Um estudo da Igreja Católica divulgado em 2012 (Notícia no Público), com base num inquérito de Novembro de 2011, concluiu que 79,5% dos portugueses eram católicos. Gazilion (discussão) 17h13min de 24 de outubro de 2014 (UTC)Responder
O resumo do estudo encomendado pela Igreja Católica está aqui: IDENTIDADES RELIGIOSAS EM PORTUGAL. Gazilion (discussão) 17h28min de 24 de outubro de 2014 (UTC)Responder