Discussão:Símbolos da notação musical moderna

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sempre que tempo imprimir esta página, as imagens saem como um quadrado preto. O que acontece?

Olá, gostaria de tirar uma dúvida, sei que este não é o lugar certo, todavia ficaria muito grato. Porque os músicos, principalmente os bateristas, divergem tanto no que eles ensinam em relação às partituras. Digo isto por experiência, pois com dois professores que tive a posição de algumas notas mudava. Quando, então, resolvi pesquisar sobre as partituras, o que encontrei divergia do que os dois me ensinaram. Mas, gostaria de saber, existe uma convenção? ou alguns preferem assim ou assado. Isto acontece com a notação de outros instrumentos?

Sugiro insersão nos melhores tópicos da Wikipédia. --Filipe Fonseca (discussão) 08h50min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

sobre partitura[editar código-fonte]

eu sei ler a partitura, porem, quando executo a peça nao fica legal por causa da leitura, entao decoro. mas decorar exige muito tempo para aprender a peça e são muitas, infinitas. ta certo se eu ter somente um ou alguns repertorios memorizados é bom porem nao e o que estou querendo, eu quero ler e tocar. bom se isso nao é possivel vamos decorar e fazer manutençao de todos os repertorios. mesmo assim eu vejo musicos lendo enquanto tocam pq eles nao tocam sem a partura???

Bem, percebi que o autor atribui valores as figuras das notas musicas, por exemplo: ... mínima = 2 tempos, colcheia = 1/2 Tempo, etc ... Na verdade esses valores não existem, visto que dependendo da fórmula de compasso usada a figura musical que representará a unidade de tempo será diferente. A única relação de valor que existe entre as notas é: sempre uma nota fale a metade da anterior e o dobro da posterior. Esse princípio vem sendo muito usado para facilitar a memorização dos valores(duração) das notas, mas consequentemente tem causado sérios problemas de entendimento quando o aluno começa a estudar compassos, suscitando perguntas como: por que aqui a mínima vale 1 tempo e a semínima 1/2 tempo(compasso 4/2), e em compassos compostos: por que aqui uma nota de "1 tempo e meio" vale só 1 tempo (compassos compostos).

Resumindo, dar valores a figuras das notas musicais sem ter uma fórmula de compasso e tão controverso quanto dar nome as linhas e espaços de um pentagrama sem clave.

Espero ter ajudado, a intenção não é criticar e sim contribuir para um melhor entendimento e didática na educação musical.

Obrigado por sua sugestão. O artigo sempre indicou apenas as durações relativas com base na duração da Semibreve, conforme indica o parágrafo introdutório da seção. Um IP havia alterado o artigo e isso tinha passado despercebido. Obrigado pelo aviso. Já reverti à forma correta. Cralizemsg 14h40min de 27 de outubro de 2013 (UTC)[responder]