Discussão:Sida (botânica)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A guanxuma é uma planta de raiz penetrante, isto é, sua parte aérea indica a profundidade do solo onde ela ocorre.

A função da guanxuma é quebrar camadas de solo que se impermebilizaram por pisoteio de animais ou foram compactadas por maquinas. Seu nascimento é função da acidez do solo, acidez produto do deposito de metais leves como o alumínio na superficie da terra por enxurradas.

Barba de bode, sapé, guanxuma, feijão, sarpeixe e capim(milho) fazem uma escala de acides decrescende.

Quando ocorre a infestação de guanxuma é sinal de solo compactado e no primeiro ano a guanxuma chega a um palmo. No terceiro ano ela pode alcançar dois metros, e ai morre, sendo substituida pelo sarpeixe. Sua morte se deve a perda de acides do solo por este receber agua pelos buracos deixados pelas guanxumas mortas. Seria a guanxuma uma leguminosa, portadora de doenças que atingem outras leguminosas.

No final do terceiro ano a infestação de guanxuma é substituida pela infestação de sarpeixe. Esta é uma planta de raiz superficial que pode atingir até 4 metros de altura. Sua copa se abre evitando que o sol toque o solo sobra a area em que esta a raiz e assim domina totalmente o solo acabando com a concorrencia. No setimo ano após a infestação de guanxuma, o sarpeixe tera depositado muita madeira branca no solo e aberto canais superficias por onde passaram suas raizes, dando aeração ao solo e tornando a vida biologica ao solo morto pelo pisoteio.

Há então condição de ocorre um incendio, devendo ser providenciado a roçada rente ao chão do sarpeixe. Um trator de uns 80 cavalos com roçadeira fará um bom serviço de roçada. No entanto, é o fogo que fará despertar a sementeira de capim que teria aguardado estes sete anos para brotar em solo propicio. Assim a roçada é indicada no final da seca, onde o sol forte poderá aquecer o solo e despertar a sementeira de capim.

Ou então, se terra de planta, pode-se plantar o milho.