Discussão:Silvina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em outubro de 2012 ficou pronto o relatório da empresa Verde Fertilizantes sobre sondagem de uma mina de potássio. Trata-se da maior mina de potássio a céu aberto do mundo na cidade de São Gotardo, estado de Minas Gerais, Brasil.

A Verde Fertilizantes iniciou em 2008 as pesquisas geológicas num terreno de 1.200 hectares no entorno de São Gotardo, que indicaram reserva de 2,8 bilhões de toneladas de rocha potássica conhecida como verdete, com teor de 9% de óxido de potássio. Nessa mesma área, a Vale já havia requerido direitos de pesquisa na década de 1980. Os aportes da Verde no conhecimento do subsolo alcançaram R$ 31,4 milhões. Nos planos da empresa, o material será convertido em 1,196 milhão de toneladas por ano de cloreto de potássio a partir de 2015, volume que subirá a 3 milhões de toneladas anuais com todo o projeto concluído em 2019. O cronograma de implantação do empreendimento, segundo Cristiano Veloso, prevê o começo das obras de infraestrutura de acesso à mina no primeiro trimestre do ano que vem.

Os ativos minerais de que a Verde Fertilizantes dispõe são o bastante para uma produção de 8 milhões de toneladas por ano de cloreto de potássio durante aproximadamente 36 anos. O potencial das reservas é gigantesco, quando comparado ao volume de 9 milhões de toneladas por ano que o Brasil necessita para se tornar autossuficiente.