Discussão:Sinestesia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Olá,

Apesar do texto introduzido nesta edição parecer muito com um texto retirado de outro lugar, eu não consegui encontrar nada que comprovasse isso. Mas que o texto parece ter sido copiado, isso parece.

De qualquer forma, fiz uma pequena edição e melhorei a apresentação das referências.

Se alguém souber melhor sobre o assunto ou se o texto foi retirado de algum lugar, esteja à vontade para tomar as medidas necessárias.

LonE msg 18h27min de 23 de Julho de 2008 (UTC)


Edições desfeitas[editar código-fonte]

Desfeita a edição 27562650 de 186.214.139.57 na qual apresentou no contexto de definição da sinestesia (inserida de modo impertinente) uma propaganda de uma empresa Ass: "O Justiceiro Sábio do Wikipédia)


Condição neurológica[editar código-fonte]

O artigo em inglês define a sinestesia como uma condição neurológica.

Excesso de Exemplos[editar código-fonte]

A seção de exemplos inclui exemplos demais. É só pra dar uma idéia, não pra fazer uma coletânea. Outra coisa, Giuliano Fratin pelo menos por enquanto ainda não é um autor famoso, segundo os critérios de noticiabilidade da Wikipédia. Existem vários autores mais famosos, como Baudelaire e Poe. Atualmente a seção tem 10 citações do Fratin (que em sua biografia online (no blogspot) há dados como "1989 – Ouve a musica “Imagine” do John Lennon."), ༺ gabrielkfl ༻ (talk) 01h20min de 28 de novembro de 2013 (UTC)[responder]

sobre o poeta paranaense ao qual fora atribuído excessos[editar código-fonte]

Gabriel, pode ser exagero mesmo de minha parte, acho que citei muitas sinestesias deste autor, concordo, até reconheço a falta de não ter citado outros autores também, já que simpatizo em especial por essa figura de pensamento, mas discordo quando você entra na questão "mais importante ou menos importante"... Não se apegue a blogs da Internet, nenhum deles pode, de fato, garantir o que vem a ser alguém em suma... Este poeta curitibano é o poeta da nossa geração, procure conseguir algum de seus livros mais importantes e saberá... Citei todas aquelas sinestesias dele por que me encantei com sua obra "Magnificências (Sinestesia Múltipla)", não considerando-o mais importante que outro, apenas sei que ele atingiu o que nenhum poeta ainda havia apresentado na questão sinestésica que é a junção de todos os sentidos "Percebia-se acariciada pelo sabor cromático de uma fragrância musical", no máximo outros chegaram a cruzar três sentidos, mas isso não invalida nenhum grande poeta do passado, jamais pensaria dessa forma... apenas reconheci sua bela forma e inusitada na construção sinestésica... Nem por isso o acho melhor que Baudelaire e etc... Não julgo um mais importante que o outro, muito menos avalio o valor de um autor pela fama ou notoriedade que possui ante os olhos do mundo ou da História dos poetas... Mas respeito sua opinião Gabriel, o correto é o equilíbrio das informações... Realmente nessa página deve conter também Cruz e Souza, Baudelaire, Rimbaud, Mallarmé, Poe, Verlaine, G. Trakl e etc... Próxima vez contribuirei com o melhor de todos esses grandes autores... att (Hans)