Discussão:Sub-rotina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

De acordo com o artigo a seguir "Sub-rotina" deve ser escrito com hífen:


“Qual o correto: sub-item ou sub item?”

Nem um, nem outro, lamento dizer. A grafia correta é sem espaço e sem hífen: subitem, assim como subirrigação, subintendente, subaluguel, subemprego, subequatorial, subagência, subalimentação e subalimentação. Isso porque diante de um substantivo ou adjetivo iniciado por vogal não se usa o hífen depois do prefixo SUB (já que não ocorre alteração da pronúncia), mesmo que pareça estranho. Mais estranho ainda é escrever subumano, subumanitário, não é verdade? A lei assim determina, mas também se aceitam as variações sub-humano e sub-humanitário – formas menos usadas, segundo o dic. Houaiss (2002).

O hífen, no caso de SUB, deve ser empregado diante de R ou B, por isso escrevemos sub-reitor, sub-reptício, sub-rogar, sub-rotina, sub-repasse [se escrito junto, a pronúncia ficaria como em /sobre/ ] e sub-base, sub-bloco, sub-bosque, sub-bibliotecário. Quando temos outras consoantes no início da palavra-base, escrevemos tudo junto: subtotal, subdesenvolvimento, subteto, subsalário, subsecretariado, subseção.


Fonte: http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=179&rv=Gramatica

Sugestão: Artigo criado novamente no verbete: Sub-rotina

Impessoalidade por favor[editar código-fonte]

Expressões como "se bem que" não cabem na Wikipedia, pois demonstram uma reação emocional e pessoal do autor, enquanto esse site tem como um dos pilares a neutralidade.

https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Five_pillars "Editors' personal experiences, interpretations, or opinions do not belong."