Discussão:Tibério

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não sei ao certo qual a história real. Mas o livro Tibério, de Allan Massie, mostra o Imperador como uma pessoa essencialmente boa, isso para os costumes da época (ou pouco mal, menos mal que os outros). O romance narra o amor de Tibério por Júlia, que era depravada, com quem ele é obrigado a casar, abandonando a bela esposa que tinha. Conta o livro que o Imperador sofreu muito com esse casamento, pq amava Júlia na adolescência, mas sabia de seu comportamento leviano e obsceno. Pelo que li, ele era depressivo e muito instrospectivo. E assumiu o trono pq teve sorte...Sorte, claro, aliada à perspicácia...Saiu para Rhodes com uma desculpa esfarrapada e voltou com todo o moral de que precisava para ser erigido a Imperador. Conclui que Tibério não era tão mal quanto outros romanos, mas me surpreendi, ao ler esse texto, em saber da sua pedofilia. Isso o livro não traz. Qual, então, a verdadeira história dele???


Queria muito saber se o autor do artigo teria como me dizer em que parte do texto do suetônio esta a afirmação de pedofilia ? e se no mesmo texto afirma-se que Tibério tenha sodomizado o seu sobrinho -neto Caligula Rodrigo Diniz (discussão) 02h49min de 6 de Setembro de 2008 (UTC)

Tenho a mesma dúvida. Estava a ler o artigo italiano, que estou a considerar traduzir por ser um dos melhores sobre Tibério, e não encontrei muito sobre a sua suposta pedofilia.--Eurogirl (discussão) 13h38min de 13 de Novembro de 2008 (UTC)