Discussão:Tratado de Poncho Verde

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Amigos, Desculpem a intromissão, mas colocar o Gen David Canabarro como Presidente da República, prá mim, foi demais... Precisei modificar! Quanto ao Comentário, gostaria que usassem do respeito à opinião ou versão de outras pessoas. Se há que discutir, utilizemos este espaço. Estou aguardando. Abraço Romualdo Negreiros

Dissolução da República Rio-Grandense[editar código-fonte]

Dizer que é "discutível a dissolução da República Rio-Grandense" também me parece um tanto demais. Um Estado, para se definir como tal, necessita de legitimidade -- tanto interna quanto externa. E daí que o tratado de Poncho Verde nunca foi encontrado?? Por acaso alguém saberia dizer-me qual foi o resultado das últimas eleições nacionais piratinenses? Por acaso o Brasil se constitui de apenas 25 Estados? Por acaso o governo nacional do Sul possui monopólio da força, com Exército e polícia à parte da União? Alguma nação reconheceu sua soberania? A maioria qualificada dos gaúchos (50% + 1) não se define como brasileira?

Para mim, a possível inexistência do tratado de Poncho Verde, e o desrespeito das exigências por parte do Império, antes indicam outra coisa: de que os revoltosos gaúchos foram derrotados sem acordo formal algum, rechaçados, salvando-se os poucos que tinham algum bom relacionamento entre a elite, ou os que fugiram.

É como se eu declarasse hoje que o território que abrange minha casa é um Estado independente, ou toda a população do meu bairro assim o fizer, e apenas por isso passar a haver um país à parte. Soa-me à piada. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 18:40, 2 Abril 2007 (UTC)

Artigo foi removido do site[editar código-fonte]

A revolução dos gauchos não está mais no site rs virtual, e poristo o removi da pagina deste item. Vejam : [CARNEIRO, Lígia Gomes. A revolução dos gaúchos]. Agora lá apenas estao informações esoparsas.