Discussão:Tribos de Israel

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria que algum judeu revisasse este artigo, já que não conheço muito da história do povo judaico fora do Antigo Testamento e corro o risco de ter me equivocado em alguns pontos. Monocromático 21:49, 29 Out 2004 (UTC)

População de Israel durante o êxodo[editar código-fonte]

Segundo a bíblia apenas adultos, homens com idade para combate, eram aproximadamente 600.000 pessoas. Pela contagem das tribos o número total pode passar dos 2.000.000 (dois milhões) de pessoas.

Alguns questionamentos[editar código-fonte]

De onde se tirou esta de "10 tribos perdidas"? que é verdade que não se faz mais referência a elas depois do Exílio e daquela invasão da Assíria, isso é verdade segundo o que sei, mas não deveria-se colocar que, apesar disso, alguma parte das 10 tribos ficaram, tanto que as marcas da divisão criada entre Roboão e Jeroboão depois de Salmoão entre samaritanos e judeus é presente no novo testamento, como nas vezes em que Jesus passou por lá e na parábola do bom samaritano. Não se deveria colocar isso lá, isto é, que apesar da questão dos assírios no mínimo algum israelita ficou por lá para continaur a intriga existente?

Sobre a perda dos costumes, creio que isso é falso e digo isso porque a mulher samaritana que creu em Jesus (não me lembro em que passagem isso se encontra, mas creio ser no início do evangelho de João) afirmou que ainda sacrificavam a Deus naquele monte tal, e não em Jerusalém, o que evidencia que os costumes não foram perdidos, ao menos não para todos.

Outra pergunta:Desde quando a tribo vinda de Efraim, filho de José, tem alguma coisa a ver com as 12 tribos? Quando Dã se foi, traindo o povo israelita, Deus colocou Manassés no seu lugar (vemos isso pelas profecias bíblicas e ditos na bíblia após este evento, onde a referência sobre as 12 tribos não mostra Dã e sim Manassés em seu lugar). Efraim não tem a ver com as 12 tribos, só Manassés!

Momergil (discussão) 21h42min de 28 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Tribos de Israel[editar código-fonte]

no texto temos serem 12 as Tribos de Israel , correto, porém são relacionados 13 nomes e na continuação 10 desapareceram e sobraram 3 nomes ?????

Tribos de Isreal[editar código-fonte]

O texto diz: "As doze tribos teriam o nome de dez dos filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José) , abençoados por Yaacov como seus próprios filhos."

Logo, é de se esperar uma lista de 12 nomes. Curiosamente a frase seguinte do texto lista 13 nomes, pois lista todos os onze irmãos de Yossef e mais Manassés e Efraim, filhos de Yossef. A frase é:

"Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim."

Porem essas duas ultimas são meias tribos, Manassés e Efraim são filhos de José (Yossef).