Discussão:Vila Valqueire

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Epa.. já ouvi outra estória do Valqueire, ouvi dizer que um Italiano, colocou a a venda 5 alqueires de terras na antiga Rio São Paulo e na placa escreveu "... V. V Alqueire" e com o tempo o local entre Campinho e Marechal ficou conhecido como Vila Valqueire...

Educação: No bairro encontra-se um dos melhores colégios do Rio de janeiro, o Colégio Pentágono.

Lazer: É um ótimo lugar para caminhar,andar de bicicleta,passear com os animais,principalmente nos condomínios fechados,próximo às áreas verdes. Há o Center point, um pequeno shoppping na praça saiqui e aos arredores há várias opções gastronômicas.

Transporte: Não há no bairro linha de trem nem de metrô. Há duas linhas de ônibus que levam ao centro da cidade.Para a Zona Sul do Rio de janeiro não há ônibus direto,nem pra Barra da Tijuca. O morador deve se deslocar pra algum bairro vizinho.

Remoção da origem de nome especulativo[editar código-fonte]

Prezados,

A história do nome do bairro apresentada inicialmente carece de fontes e já foi apontada como falsa. Recebi hoje como parte de uma corrente de WhatsApp que continha vários outros erros esdrúxulos. Segue, abaixo:

   *VC SABIA?*
   No reinado de DOM PEDRO, a região de Jacarepaguá eram fazendas onde estavam situadas as lavanderias da Corte Imperial. 
   Por isso temos: 
   O "Tanque", local das lavagens.
   O "Pechincha", era um lugar onde o povo ia pechinchar para comprar as roupas usadas que a corte não queria mais e mandava vender ao povo.
   A "Freguesia" era o lugar onde vendiam os produtos de limpeza geral e  das lavagens das roupas da corte.
   "Tá a Quarar" era um local onde as lavadeiras traziam as roupas para quarar ao sol, pq eram campos grandes e ensolarados. 
   Que com o tempo, passou a se chamar de "Taquara", 
   O  "Campo do Anil"  era reservado só para as  roupas brancas ficarem mais claras. 
   E a "Praça Seca" ,  era o lugar onde se passavam as roupas com os ferros à carvão e lá eram entregues nas carruagens que iam buscar as roupas limpas... 
   Próximo de lá ficava a Vila de "V alqueires" que era de um comerciante. 
   "Cinco" alqueires, que por ser em algarismo romano 
   Cinco = V 
   Ficou, com o tempo sendo chamada de "Vila Valqueire". 
   São histórias do Rio de Janeiro. 
   É sempre o povo que consolida os nomes dos locais; e o seu uso acaba por institucionalizar o seu nome.

Como é impossível saber quem nasceu primeiro sem olhar o log de alterações (que não posso fazer no momento), mas não achei nenhuma referência a isso numa pesquisa, proponho a retirada da parte, por compromete a credibilidade de um artigo repleto de seções com mérito.

Conforme as recomendações do Wikipédia; na verdade, excedendo as recomendações, removerei a seção se ninguém prover referências em 72h, contando de agora.

Cordialmente, victorvscn (discussão) 20h56min de 14 de julho de 2022 (UTC)[responder]