Dispersão (física)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2016) |
Dispersão em física consiste em um fenômeno que ocorre quando as velocidades das fases (velocidade das componentes) de uma perturbação periódica propagando-se em um dado meio depende das frequências da mesmas. Rigorosamente falando, uma perturbação periódica que sofre dispersão não é uma onda mas sim uma combinação de ondas senoidais discerníveis por suas frequências.
A velocidade da perturbação como um todo é conhecida como velocidade de grupo. As velocidades das fases não precisam ser, e em muitos casos não são, iguais à velocidade de grupo. Nos meios dispersivos as velocidades das fases são distintas.
Em termos de ondas eletromagnéticas, o vácuo é um meio não dispersivo. Já a dispersão dessas ondas na água é responsável pelos arco-íris.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Eisberg, Robert; Resnick, Robert - Física Quântica, Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas - 13 Ed. - Editora Campus - ISBN 85-7001-309-4