Elephant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elephant
Elephant (PT)
Elefante (BR)
Estados Unidos da América
2003 • cor • 81 min 
Direção Gus Van Sant
Roteiro Gus Van Sant
Elenco Alex Frost
Eric Deulen
John Robinson
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Elephant (br: Elefante) é um filme norte-americano de 2003 realizado por Gus Van Sant. No Festival de Cinema de Cannes do mesmo ano, Gus Van Sant ganhou o prémio de Melhor Realizador e o filme foi o vencedor da Palma de Ouro.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, costa oeste dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia. Inspirado no Massacre de Columbine.

Mostra, ainda, o cotidiano dos jovens da escola, as práticas de bullying dissimuladas (vestiário feminino, onde as meninas "cochichavam" que Michelle era estranha, quando ela saiu gritaram "looser); a bolinha de papel jogada em um aluno do fundo da sala; o revanchismo dos agressores com o grupo dos "atletas imbecis"; a panelinha de Brittany, Jordan e Nicole etc; a omissão da diretoria em ouvir os agressores, que eram vítimas de bullying etc. A escola era um caldeirão de conflitos.

A narrativa, as cenas vistas várias vezes de ângulos diferentes, as vidas entrelaçadas, o caos do ataque, são colocados de uma forma singular pelo diretor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Elephant (em inglês) no Internet Movie Database

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.