Saltar para o conteúdo

Tensegridade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 00h01min de 30 de março de 2004

Em mecância e em biomecânica, tensegridade ou integridade tensional é uma propriedade presente em objectos cujos componentes usam a tracção e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência.

Os animais, bem como outras estruturas biológicas, devem muita da sua resistência à tracção e compressão das partes que os constituem. Músculos e ossos trabalham simultaneamente com o intuito de se fortalecer mutuamente. Este género de resistência, que se reconhece agora a nível das células, aparece igualmente como uma nova forma de explicação das estruturas biológicas.

Princípios da tensegridade

Tensegridade é a designação dada ao padrão que pode resultar de uma relação de mútuo incremento entre forças contrárias (tracção e compressão). Enquanto que a tracção (puxar) é contínua, a compressão (empurrar) é descontínua. Num sistema de tensegridade deste género, a tracção e a compressão equilibram-se num círculo vectorial fechado onde os vários elementos do sistema se solidarizam com o fim de aumentar a estabilidade estrutural, mantendo-a. Buckminster Fuller demonstrou que este fenómenos fundamentais não eram opostos, mas complementares, aparecendo sempre associados. Fez também ver que o acto de empurrar (compressão) é divergente enquanto que o acto de puxar (tracção) é convergente. A tensegridade resulta, como noutros pares presentes nas leis físicas, da união entre contrários: tal como acontece com a repulsa e a atracção em vários sistemas físicos.