Saltar para o conteúdo

Betsaida: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h30min de 1 de novembro de 2004

Os apóstolos Pedro, André e Filipe eram naturais de Betsaida (casa da pesca, em hebraico). Esta povoação piscatória ficava a nordeste do Mar da Galileia, a alguns quilómetros de Cafarnaum. Ficava, porque um cataclismo entretanto, erguendo-a, afastou-a do lago.

A investigação arqueológica em Betsaida é recente. Não foi fácil encontrá-la onde ela não devia estar.

Deixada de parte a história antiga da cidade, em que se chega a falar do rei David e do seu filho Absalão, ao tempo da idade adulta de S. Pedro ocorreu lá um facto muito significativo: Herodes Filipe, irmão do Herodes Antipas que mandou decapitar S. João Baptista, ergueu aí um templo pagão em de honra de Lívia, a mãe do imperador reinante (Tibério) e esposa do falecido Augusto. É mais um caso da penetração profunda do paganismo em terras palestinas.

Curioso é saber que foi descoberto um incensário nas escavações. Este instrumento tinha função semelhante à do turíbulo – servia para queimar incenso -, mas era apenas uma espécie de pá comprida onde se punham brasas. O incenso queimava-se sobre elas. Este objecto é um documento histórico relevante.

José Ferreira