Saltar para o conteúdo

Piauí: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h32min de 20 de janeiro de 2003

Piauí

Estado brasileiro localizado a noroeste da região Nordeste. Tem como limites: oceano Atlântico (NO), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), e Tocantins (SO). Ocupa uma área de 252.378km2. A capital é Teresina.

As cidades mais populosas são: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. O relevo é moderado e a topografia regular, com mais de 53% abaixo dos 300m. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e São Nicolau são os rios principais. O clima é tropical.

A economia do Estado se baseia na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária.

O povoamento da região do Piauí começou no século 17, a partir do interior, quando os vaqueiros, vindos principalmente da Bahia, chegaram procurando pastos. Em 1718, o território, até então sob a jurisdição da Bahia, passou para a do Maranhão.

Em 1811, o Piauí tornou-se uma capitania independente. Por ocasião da Independência, em 1822, a cidade de Parnaíba foi ocupada por tropas fiéis a Portugal; o grupo recebeu adesões, mas acabou derrotado em 1823. Alguns anos depois, movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, atingiram também o Piauí.

Em 1852, a capital foi transferida de Oeiras para Teresina, tendo início um período de crescimento econômico. A partir da república, o Estado apresentou tranqüilidade no terreno político, mas grandes dificuldades no desenvolvimento econômico-social.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro