Saltar para o conteúdo

Roraima: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h20min de 20 de janeiro de 2003

Roraima

Estado brasileiro situado na região Norte. Tem como limites: Venezuela (N e NO), Guiana (L), Pará (SE) e, Amazonas (S e O). Ocupa uma área de 225.116,1km2. A capital é Boa Vista e o Estado é composto.

Suas cidades mais populosas são: Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre e Normandia. O relevo é bastante variado; junto às fronteiras da Venezuela e da Guiana ficam as serras de Parima e de Paracaima, onde se encontra o monte Roraima, com 2.875m de altitude. Branco, Uraricoera, Catrimani, Alalaú e Tacutu são os rios principais. Seu clima é equatorial (N, S e O) e tropical (L).

A economia do Estado se baseia na agricultura, na pecuária e no extrativismo (madeira, ouro, diamantes, cassiterita).

As suas terras foram disputadas por luso-brasileiros, holandeses, espanhóis e ingleses, mas o povoamento só começou a ser estabelecido no século 18, após o sacrifício de grande número de indígenas.

A criação da freguesia de Nossa Senhora do Carmo, em 1858, transformada em município de Boa Vista, em 1890, consolidou a organização local. A disputa pelas terras com a Inglaterra só terminou definitivamente em 1904, com a arbitragem do soberano italiano Vítor Emanuel II, que tirou do Brasil o trecho do Pirara, incorporado à Guiana Inglesa.

Em 1943, com o desmembramento do município do Estado do Amazonas, foi criado o Território Federal de Rio Branco, que, em 1962, passou a denominar-se Roraima. Sua ocupação efetiva só ocorreu graças à descoberta de ouro e diamantes. Em 1988, foi transformado em Estado.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro