Saltar para o conteúdo

Schroeder: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 21h00min de 29 de julho de 2003

O Município de Schroeder está localizado no nordeste do estado de Santa Catarina, fazendo divisa com os municípios de Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Está situado aos pés do planalto ao norte e cercado pela Serra Duas Mamas.

         Possui 143,818 Km² de território e 9.898 habitantes (Fonte: IBGE - Dados de 2002), com aproximadamente 50% de sua área localizada em serras, cobertas pelo verde da Mata Atlântica. Schroeder também abriga, ao norte do município, a Estação Ecológica do Bracinho, santuário ecológico encravado no alto da Serra do Mar com 46 milhões de metros quadrados de incalculável valor ambiental.
         O território do município fazia parte do dote da Princesa Dona Francisca, irmã de Dom Pedro ll, em virtude do seu casamento com o Príncipe de Joinville, Dom Francisco. A origem da atual Schroeder, se dá em homenagem ao Senhor Cristiano Mathias Schroeder (de Hamburgo), que recebeu estas terras para serem colonizadas. Assim, em 1901 chegavam os primeiros habitantes, vindos de colonizações vizinhas, quase todos de descendência germânica, da religião Evangélica Luterana. A colonização foi seguindo mata adentro, pelas margens do Rio Itapocuzinho e depois as margens do Rio Braço do Sul. Em 1919, vieram os colonizadores italianos, sendo ainda alguns nascidos na Itália, que residiam no município de Luiz Alves.
         Aos 37 anos de emancipação, Schroeder é conhecida como a "Capital Ecológica de Santa Catarina", e começa a cultivar o Turismo Rural e o Ecoturismo, que ganham força na região. O município possui grande área de Mata Atlântica preservada com grande incidência de animais silvestres, cachoeiras, rios de águas límpidas e uma diversidade vegetal impressionante, além de contar com a hospitalidade do povo schroedense e sua cultura, gastronomia e arquitetura típica que podem ser observadas em todo o município. A economia do município, entre outros meios, é baseada no plantio, cultivo
         Conforme Deliberação Normativa nº 357 da EMBRATUR, o município de  Schroeder é considerado prioritário para o desenvolvimento do turismo. Aos 37 anos de emancipação, Schroeder é conhecida como a "Capital Ecológica de Santa Catarina", e começa a cultivar o Turismo Rural e o Ecoturismo, que ganham força na região. O município possui grande área de Mata Atlântica preservada com grande incidência de animais silvestres, cachoeiras, rios de águas límpidas e uma diversidade vegetal impressionante, além de contar com a hospitalidade do povo schroedense e sua cultura, gastronomia e arquitetura típica que podem ser observadas em todo o município. 

Fonte: http://www.schroeder.com.br