Saltar para o conteúdo

MPlayer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h26min de 15 de agosto de 2004

O MPlayer é um player multimídia de código aberto para o GNU/Linux e é um dos que possui suporte à maior quantidade de formatos de arquivos de vídeo. Ele tem suporte a vídeos em MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, XviD, DVDs, VCDs, Real Áudio, MOV, entre vários outros. Ele suporta também a reprodução de vídeos via streaming RTP e HTTP além de legendas. Pelo fato do mplayer não ter como principal objetivo a reprodução de vídeos via streaming, esse suporte não é configurado na instalação padrão.

O código do mplayer possui rotinas para tirar proveito da aceleração de placas de vídeo, tornando-o ideal para a reprodução de vídeos que exigam uma maior qualidade. Há também um plugin para navegadores baseados no mozilla e que permite a reprodução de vídeos dentro do próprio navegador.

As características apresentadas nos parágrafos acima somadas com os prêmios conseguidos em conferências por esse player, fazem dele o software ideal para reprodução de vídeos armazenados em mídia para o sistema operacional GNU/Linux.

Algumas distribuições GNU/Linux possuem pacotes prontos para a instalação do MPlayer, no entanto, para tirar um maior proveito das características do hardware aonde ele está sendo instalado, o ideal é que ele seja compilado a partir de seus códigos-fontes.