Saltar para o conteúdo

Mario (personagem): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h24min de 6 de dezembro de 2004

O começo Em torno de 1980, Shigeru Miyamoto estava desenvolvendo seu primeiro video game. Baseado no Popeye, esse game tinha a intenção de tornar a Nintendo popular na América. O game foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias idéias. O resultado foi um game entitulado Donkey Kong, estrelando "Jumpman." Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segali, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario." O próximo game de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estrelou "Mario" pela primeira vez, mas foi tecnicamente a segunda aparição do personagem em um game.

O visual Mario tem o visual de hoje por causa da tecnologia de gráficos imatura de 1981.

-Chapéu Não haviam pixels suficientes para representar os movimentos dos cabelos enquanto Mario pulava, então Miyamoto deu a Mario um chapéu para cobrir os cabelos.

-Bigode De novo, devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque Miyamoto queria que as pessoas notassem que Mario tinha um nariz.

-Macacões Para se ver os movimentos dos braço do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu a Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis quando Mario Bros. estourou nos arcades. Quando Super Mario Bros. Foi lançado para o Nintendo Entertainment System, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Em Super Mario Bros. 2, Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então.

Os jogos Existem muito mais jogos estrelando Mario, mas estes são os mais importantes que construíram sua popularidade.

1981: Donkey Kong (Arcade) Mario (ou tecnicamente, "Jumpman") o carpinteiro luta através de loucas áreas de construção para salvar Pauline das garras de um macaco gigante chamado Donkey Kong. 1982: Donkey Kong Jr. (Arcade) Esta foi a próxima aparição de Mario, e primeira aparição como um inimigo. Mario atiça inimigos em D.K. Jr., que está tentando libertar seu pai enjaulado. 1983: Mario Bros. (Arcade) Mario é agora um encanador. Ele trabalha em conjunto (ou luta contra) o irmão Luigi (no modo 2-Player) para matar um estoque infinito de tartarugas, caranguejos, e moscas que saíam de túneis. 1985: Super Mario Bros. (NES) Mario explora The Mushroom Kingdom na procura por Bowser, que raptou Princesa Toadstool. Mario vira mania nos EUA. 1986: Donkey Kong (NES) e Mario Bros. (NES) As versões para NES dos dois jogos de arcade são lançadas, expondo a grandeza desses games para jogadores que perderam as versões de arcade. Devido ao limitado espaço nos antigos cartuchos do NES, a quarta fase (A.K.A. "Pie Factory") de Donkey Kong foi omitida. 1988: Super Mario Bros. 2 (NES; versão EUA.) A Nintendo faz um game desenvolvido e lançado no Japão chamado "Doki Doki Panic" e substitui os quatro personagens por personagens do Mario, resultando em um game único da série de games do Mario. 1989: Super Mario Land (GB) A primeira aparição de Mario no Game Boy aparentemente não foi supervisada por Miyamoto. Esse game tinha inimigos com nomes muito estranhos, a maioria não foi traduzida pro inglês. 1989: Super Mario Bros. 3 (NES) O game mais vendido de todos os tempos. Mario novamente procura por Bowser que raptou a Princesa Toadstool. 1991: Super Mario World (SNES) A primeira aparição de Mario no Super NES. Bowser raptou a Princess Toadstool (soa familiar?) e Mario viaja pela Dinosaur Land para resgatá-la. Super Mario World nos apresenta a Yoshi, que gera zilhões de games se ancorando em sua popularidade. 1995: Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES) Este game toma lugar no passado de Mario. Uma turma de Yoshis ajuda o bebê Mario a encontrar seu irmão Luigi, que foi raptado pelos cúmplices do bebê Bowser. Turbinado pelo chip FX², este foi, de forma argumentável, o melhor game de plataforma já feito. 1996: Super Mario 64 (N64) Mario interage em um Mushroom Kingdom tridimensional para salvar a Peach raptada. Argumentavelmente o melhor game já feito