Saltar para o conteúdo

Política da Coreia do Norte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
A Chegada do Partido do Trabalho ao Poder e o Governo Comunista
(Sem diferenças)

Revisão das 08h09min de 15 de julho de 2004

O Partido do Trabalho da Coréia emergiu como poder político na parte norte da Península Coreana ( onde hoje é a Coréia do Norte ) graças à expulsão das tropas japonesas ( que ocupavam o território desde 1910 ) ao fim da Segunda Guerra Mundial , em 1945 . Com a ajuda das tropas soviéticas , que controlavam a parte norte do país , o PTC foi instalado no poder , sob o comando de Kim Il Sung , que recebeu treinamento de militares soviéticos no período em que liderou a resistência à invasão japonesa na década de 30 .

Afora todos os eufemismos , a República Democrática Popular da Coréia é uma ditadura comunista rigidamente centralizada , com o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa , que fora Kim Il Sung desde o final da década de 40 até sua morte em 1994 e que é agora seu filho , Kim Jong Il .

Pela estrutura política , que centraliza o poder decisório de todos os setores da sociedade num só organismo , o Partido , pode-se bem afirmar que a Coréia do Norte é o último país stalinista do planeta , pois adota um sistema de governo muito similar àquele adotada na URSS durante a ditadura de Josef Stalin . E como tal , promove repressões políticas aos opositores , prendendo-os , torturando-os , executando-os ou enviando-os aos campos de trabalho forçado , os chamados gulags . Agindo assim , o governo norte-coreano pretende construir um monolito político-ideológico na sociedade norte-coreana .