Saltar para o conteúdo

Roque Gonzales: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Roque Gonzales, município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
(Sem diferenças)

Revisão das 23h36min de 7 de maio de 2004

Roque Gonzales é o nome de um município do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Colonizado em boa parte por teuto-brasileiros provindos das antigas colônias alemãs do leste estado (Altkolonie), em princípios do século passado, ainda hoje são falados os dialetos pomerano e hunsrückish do idioma alemão, muito embora o bilingualismo esteja em pleno declínio na atualidade. Outras etnias e inclusive idiomas (como o polonês e o italiano) também se fizeram presentes ao longo de sua história e desenvolvimento. O espírito do povo roque-gonzalense é pluralista e inclusivo; o seu gôsto por literatura, música e outras expressões humanas revelam grandes atributos.

Roque Gonzales também é a terra natal e de residência do escritor Nelson Hoffmann, autor de "Eu Vivo de Ternuras" (traduzido ao italiano: "Io vivo de tenerezze"), entre outras obras mais.

Também merece destaque o Premio Missões de literatura (antologia coletiva), organizado pelo jornalista e escritor João Weber Griebeler/Igaçaba Produções Culturais está recebendo sempre maior destaque na região missioneira, como é chamada esta região do noroeste do Rio Grande do Sul.

(Contribuição de Paul Beppler)