Saltar para o conteúdo

Mirassol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 12h34min de 16 de maio de 2004

HISTÓRICO

Foi fundada em 8 de setembro de 1910, pelo sertanista Joaquim da Costa Penha, mais conhecido como Capitão Neves, junto com o Coronel Victor Cândido de Souza, sob a denominação de São Pedro da Mata Una. Mais tarde passou a ser chamada Mirassol, devido à grande quantidade de girassóis encontrada nos arredores do acampamento dos fundadores.

PERFIL DO MUNICÍPIO

Cidade moveleira, com cerca de 300 indústrias, a maioria moveleiras e afins. Sua posição de polo do setor atraiu feiras de grande porte, como a Movinter - Feira de Móveis e Fornecedores do Estado de São Paulo, que já teve três edições, e a TechMóvel - Feira da Tecnologia e Fornecedores da Indústria Moveleira, realizada pela primeira vez de 28 a 31 de agosto de 2001. Ambas movimentam milhões em investimentos, inclusive em outros setores, como o hoteleiro e de prestação de serviços, além de reunir as maiores empresas do setor.

LOCALIZAÇÃO

Cidade localizada a 465 Km de São Paulo, situa-se na zona fisiográfica de São José do Rio Preto, que é sede da 8ª região administrativa do Estado. Segundo dados do IBGE, colhidos com o censo 2000, a cidade possui 48.312 habitantes, sendo 23,8 mil homens e 24,4 mil mulheres. São 46,5 mil moradores na área urbana e 1,7 mil residentes na zona rural. Localizada em meio a três bacias hidrográficas (Tietê - Rio Grande, Rio Grande - São José dos Dourados e São José dos Dourados - Tietê). O clima é temperado e a densidade demográfica é de 122 KM2. Limita-se ao norte com o Município de Mirrasolândia, ao sul com Bady Bassit, Nova Aliança e Jaci, à leste com São José do Rio Preto à oeste com Neves Paulista e Bálsamo. Município é servido por várias rodovias. De Mirassol saem a SP - 310, Feliciano Sales Cunha até Ilha Solteira; SP - 320, Euclides da Cunha até a Santa Fé do Sul; SP-425, São Juliana, Rodovia Washington Luís, via federal que dá acesso a São José do Rio Preto e liga a região à capital paulista. Possui acesso ferroviário através da Fepasa.