Saltar para o conteúdo

Congonhas do Campo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 23h40min de 25 de janeiro de 2005

Congonhas do Campo era o antigo nome do município de Congonhas que se encontra no estado de Minas Gerais - Brasil. Localiza-se a uma latitude 20º29'59" Sul e a uma longitude 43º51'28" Oeste, estando a uma altitude de 871 metros. Sua população estimada em 2004 era de 44 279 habitantes.Possui uma área de 306,45 km2.

Situada a 70 km de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, conhecido também por Aleijadinho. No adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de 12 profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo. Além disto as 6 capelas que compoem o Jardim dos Passos em frente à basílica representam a Via Sacra com belíssimas imagens esculpidas em cedro também por este grande artista barroco. Em 1983 todo este conjunto foi tombado pela Unesco e transformado em Patrimônio Cultural da Humanidade.

O município possui como maior fonte de renda a extração mineral e a indústria metalúrgica com destaque para a mina de Casa de Pedra (Companhia Siderúrgica Nacional) e a mina da Fábrica (Companhia Vale do Rio Doce) além da usina Presidente Arthur Bernardes (Grupo Gerdau-Açominas).