Saltar para o conteúdo

VMware: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 14h57min de 10 de janeiro de 2005

O VMWare é um software realmente fantástico, do tipo que realmente vale a pena testar. Ele cria máquinas virtuais que simulam um PC completo dentro de uma janela , permitindo instalar praticamente qualquer sistema operativo para a plataforma x86. É possível até mesmo abrir várias máquinas virtuais simultâneamente e correr lado a lado várias versões do Linux e Windows, BeOS, DOS e o que mais você tiver em mãos. A página oficial é a: http://www.vmware.com

O conceito das máquinas virtuais é bastante interessante. Cada máquina virtual trabalha como um PC completo, com direito até a BIOS e configuração do Setup. Dispositivos como o CD-ROM e drive de disquetes podem ser compartilhados entre as máquinas virtuais e o sistema host, em alguns casos até mesmo simultâneamente (um CD no drive pode ser acedido em todos os sistemas).

Os arquivos são armazenados em "discos virtuais" que aparecem como arquivos dentro da pasta do VMWare no sistema host e cada sistema operativo pode ter uma configuração de rede distinta, com seu próprio endereço IP e tudo mais. As máquinas virtuais ficam acessíveis na rede, como se fossem realmente PCs completos, permitindo correr um servidor Web ou um programa P2P dentro de uma máquina virtual, sem comprometer a segurança do seu sistema operativo principal.

É muito útil para estudar a integração de redes entre vários sistemas operacionais. Permite ainda simular uma rede com várias versões do Linux e Windows.

Existem versões do VMWare para Linux e Windows, ambas com as mesmas funcionalidades e recursos. Só a instalação é que varia um pouco.