Saltar para o conteúdo

Doença de Crohn: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 17h33min de 28 de janeiro de 2005

Crohn (1884-1983)

Médico Norte Americano que se especializou em doenças intestinais; foi o primeiro a descrever a enterite regional em 1932, actualmente chamada doença de Crohn.

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma das pricipais doenças Inflamatórias Intestinais ( a outra é a colite ulcerosa ); caracteriza-se pela inflamação crónica de uma ou mais partes do tubo digestivo, geralmente no íleo e cólon direito.
A etiologia é desconhecida, no entanto supõe-se que seja resultado de hiperactividade intestinal do sistema imunitário digestivo por acção de factores ambientais com tendências genéticas.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são a dor abdominal ( geralmente na região mais baixa à direita ) e diarreia. Pode também ocorrer sangramento rectal, perda de peso, febre, aftas, artralgias e eritema nodoso. Crianças com doença de Crohn podem ter atraso de desenvolvimento e problemas de crescimento.

Diagnóstico

Análises ao sangue permitem verificar se há anemias ( que pode indicar sangramento no intestino ), e também se há alta taxa de glóbulos brancos ( sinal de infecções algures no corpo ).
Radiografias contrastadas do intestino delgado ( trânsito intestinal ) podem ajudar a apurar o diagnóstico com achados de úlceras, fístulas e bloqueios intestinais. O intestino grosso costuma ser examinado por enema baritado ou colonoscopia.
Dois exames de sangue, ASCA e p-ANCA, podem ser usados no diagnóstico da doença, mas não são confirmatórios e são limitados alto custo.

Tratamento

O tratamento depende da localização da localização e severidade da doença, complicações e resposta aos tratamentos anteriores. Pretende-se reduzir a inflamação, corrir deficiências nutricionais e aliviar os sintomas. O tratamento pode incluir medicação, complementos nutricionais, cirurgia ou a combinação das três.
Não é possível predizer quando ocorrem os sintomas e regressões; um doente pode necessitar consultas regulares e numa codição de vigia pelo médico.