Saltar para o conteúdo

H. P. Lovecraft: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 05h51min de 29 de janeiro de 2005

Howard Phillips Lovecraft, filho de Sarah Susan Phillips e Winfield Scott Lovecraft, nasceu na casa de seus avós maternos a 20 de Agosto de 1890 em Providence, Rhode Island, Estados Unidos.

Lovecraft tinha uma saúde delicada, fato que lhe impedia de freqüentar a escola assiduamente. Porém, foi uma criança precoce. Aos três anos foi alfabetizado, lia e recitava poemas. Aos cinco anos leu “As Mil e Uma Noites” ; e aos seis escreveu “O Poema de Ulisses”, obra rimada com 88 linhas inspirada na “Odisséia”.

A morte de sua avó em 1896, abalou profundamente a família e especialmente Lovecraft. Em uma carta datada de 16 de Novembro de 1916, o escritor confessa: "... assim que começo a cair no sono experimento um arrepio de medo, e luto instintivamente para manter-me acordado ...". Estes pesadelos provavelmente o inspiraram a escrever The Dreamquest of Unknown Kadath (À Procura de Kadath).

Seu pai faleceu em 1898. Porém, essa perda não foi tão sentida, pois o Sr. Winfield estava internado há cinco anos. Ainda no ano de 1898, Lovecraft ingressa na Slater Avenue School no último ano do ensino primário, mas a saúde deficitária o impede de concluir o ano letivo. A partir daí, o jovem Lovecraft estuda em casa sem o acompanhamento de tutores. Retorna para a mesma escola em 1902. Neste período, interessa-se por astronomia e redige o “Jornal de Astronomia de Rhode Island” que teve 69 edições. No ano seguinte, Lovecraft deixa a escola novamente devido ao St. Vitus's Dance, uma doença de ordem nervosa. Seus estudos ficam limitados ao acompanhamento dos tutores contratados.

O avô Whipple era um proeminente negociante local. Foi a figura paterna presente na vida de Lovecraft; compartilhou o fascínio pela literatura gótica e instruiu-lhe ao Latim. Sua morte em 1904 abalou a estrutura financeira da família. Lovecraft e sua mãe deixaram o casarão onde moravam, e mudaram-se para um discreto apartamento na mesma cidade. Pouco tempo depois, Lovecraft tenta o suicídio jogando-se de bicicleta no Barrington River.

No final do mesmo ano, Lovecraft entra no Hope Street English and Classical High School, e durante os anos seguintes publica vários artigos de astronomia nos jornais locais. Em 1908 sofre outro colapso impedindo de concluir o segundo grau, e entrar na Brown University. Este fato o abalou de tal forma, que Lovecraft tornou-se recluso e apático durante cinco anos, e pouco se sabe deste período.

Em Abril de 1914, Lovecraft torna-se membro da Associação Unida da Imprensa Amadora (UAPA). Participa com muito entusiasmo escrevendo vários contos e poemas para jornais amadores. O conto O Alquimista foi publicado em 1916, mas foi escrito oito anos antes. A resposta favorável o incentivou a continuar publicando suas estórias de ficção. Logo depois, The Tumb e Dagon também tiveram boa aceitação. Em Maio de 1917 tornou-se presidente da UAPA, cargo que ocuparia até 1922.

No ano de 1918, escreve “Polaris”, “O Depoimento de Randolf Carter” e “The Crawling Chaos”. O personagem Randolf Carter pode ser considerado o alter ego de Lovecraft.

Após a morte de sua mãe em 1921, Lovecraft escreve “Desespero” e “O Intruso”. Estas obras expressam a angústia do escritor perante a mais uma perda. Um mês depois, é convidado a integrar a Associação Nacional da Imprensa Amadora.

Numa convenção em Boston, conhece a ucraniana Sonia H. Greene. Após uma ascensão literária e social considerável, Lovecraft viaja por regiões históricas da costa oeste, e aproveita as férias para dar continuidade a atividade de contista. Até que em Março de 1924 casa-se com Sonia, e passa a morar em Nova York. Em dois anos de desencontros amorosos, infortúnios financeiros e saúde abalada, Sonia e Lovecraft separam-se. O escritor retorna para Providence para morar com as tias. Escreve vários contos em seqüência, e prossegue com estudos sobre filosofia, economia, arquitetura e política entre outros.

Os últimos anos de sua vida foram marcados por mais sofrimentos e desilusões. Seus contos tornam-se excessivamente longos e difíceis de serem publicados. Lovecraft então, passa a trabalhar como revisor de textos. Em 1932, morre uma de suas tias. O escritor muda-se novamente para outra casa, e já sofre com o câncer de estômago.

No dia 10 de Março de 1937, Lovecraft é internado devido à fortes dores abdominais causadas pelo câncer. No dia 18 o escritor falece. É enterrado no mesmo dia no Swan Point Cemetery.

Lovecraft morreu sem nunca ter publicado um livro. Apenas poemas, contos e ensaios em publicações regionais. Sua obra foi reunida posteriormente graças a amigos como August Derleth e Donald Wandrei, que fundaram a editora Arkham House exclusivamente para preservar e divulgar Lovecraft. Porém, sua importância é incontestável perante a literatura fantástica mundial. Suas obras influenciaram escritores como Stephen King e Clive Barker.