Saltar para o conteúdo

Volta Redonda Futebol Clube: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 02h40min de 20 de fevereiro de 2005

No ano de 1975, o único time profissional de futebol existente na cidade de Volta Redonda era o Clube de Regatas do Flamengo de Volta Redonda, mais conhecido como Flamenguinho, que tinha com Presidente-Fundador o Dr. Guanayr de Souza Horst.

O Dr. Guanayr era um apaixonado pelo time do Flamengo e tinha como grande sonho, poder colocar o Flamenguinho como o time representante da cidade de Volta Redonda no Campeonato Carioca.

No mesmo ano de 75, houve a união política entre o estado do Rio de Janeiro e o estado da Guanabara, o que ocasionou também a fusão entre a Federação Carioca de Futebol, presidida por Otávio Pinto Guimarães e a Federação Fluminense de Desportos, presidida por Eduardo Augusto Viana da Silva.

O estádio Raulino de Oliveira (atual estádio do Voltaço) pertencia à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que mantinha um sistema de comodato com o time do Guarani FC, que logo após rompeu com o acordo.

Com a idéia da criação de um time próprio da cidade de Volta Redonda, o prefeito da cidade, Nelson Gonçalves, se viu obrigado a reformar o estádio, a fim de ampliar sua capacidade, já que o time teria importantes partidas com outras equipes do estado. Porém, o prefeito ainda queria uma garantia de que efetivamente este time seria criado.

A partir daí, houve a união entre a prefeitura do município, a CSN e a Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF) para a reforma do estádio. Foram 7 meses intensos de reforma, com trabalho 24 horas.

Até o momento ainda não estava decidido qual seria o time a representar a cidade, quando numa reunião entre o presidente da CSN, o prefeito Nelson Gonçalves, o Dr. Guanayr e o Almirante Heleno Nunes (presidente da CBD) acordou-se começar a construção da história do Volta Redonda Futebol Clube.

Nessa reunião, o Dr. Guanayr defendeu a idéia de que o time que deveria representar a cidade seria o Flamenguinho, porém o Almirante Heleno bateu o martelo e decidiu que o time seria criado com nome de Volta Redonda Futebol Clube e teria as cores do município: preto, amarelo e branco. Vale ressaltar que Heleno, fanático torcedor do Vasco, disse uma célebre frase que marcaria a história do time: "Já basta um Flamengo! Seria difícil aturar mais um. " Estava decidido o rumo a ser tomado.


A Fundação do Volta Redonda Futebol Clube

Numa tarde de segunda-feira, no dia 9 de fevereiro de 1976, na sala de reunião da Federação Carioca de Futebol, com a presença das diretorias do Clube de Regatas Flamengo de Volta Redonda, da Associação Atlética Comercial e de representantes da Prefeitura do Município, era fundado o Volta Redonda Futebol Clube.

O time teve como primeiro presidente o Dr. Ysnaldo dos Santos Gonçalves e como primeiro presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Elias Couri.

A reforma do estádio Raulino de Oliveira foi concluída em abril de 1976.


TÍTULOS:

Campeonato Carioca (2º divisão): 1987 - 1990 - 2004

Copa Rio: 1994 - 1995 - 1999

Copa Finta Internacional: 2005

Campeonato do interior: 1994 - 1995 - 1998

Torneio Incentivo: 1979


VICE-CAMPEONATOS:

Campeonato brasileiro (série C): 1995


JOGOS INESQUECÍVEIS:

Americano 0 x 0 Volta Redonda

Local: Estádio Godofredo Cruz

O jogo aconteceu em um sábado, 03/12/1994. O time do Americano precisava vencer o Volta Redonda para ser campeão do Campeonato do Interior, pois o primeiro jogo em Volta Redonda havia sido 2 a 0 para o Voltaço.

Mesmo jogando na casa do adversário a equipe da Cidade do Aço, segurou o 0 a 0 e levou o título do Campeonato do Interior daquele ano.

Fluminense 0 x 1 Volta Redonda

Local: Laranjeiras Gol: Valtinho aos 5 minutos do segundo tempo

A conquista da Copa Rio de 1994 teve um sabor especial. A festa preparada pelo Fluminense acabou acontecendo nas ruas de Volta Redonda. Depois de uma campanha memorável, o Voltaço chegou a decisão em igualdade de condições com o tricolor. O primeiro jogo no Raulino de Oliveira foi um desastre. Fluminense 4 x 1 Volta Redonda.

O jogo das Laranjeiras programado para uma quinta-feira (15/12/1994), no período da tarde havia sido solicitado pela pelos dirigentes do Fluminense, pois a partir das 19 horas havia uma festa preparada para comemorar o título e a classificação para a Copa do Brasil. Estava tudo preparado, mas esqueceram de comunicar aos jogadores do Voltaço.

A pressão tricolor durou menos de 10 minutos, pois a partir daí o que se viu foi um Voltaço buscando o resultado e obrigando o adversário a jogar recuado para não ser goleado. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, mas logo aos cinco minutos do segundo tempo o meia Valtinho marcou o gol do time da Cidade do Aço e calou a torcida tricolor. Estava empatado o confronto com uma vitória para cada time. A decisão teria que acontecer e após 30 minutos de prorrogação não houve vencedor. A segunda alternativa seria a decisão em cobranças de pênaltis e aí o Voltaço se deu bem vencendo por 5 a 4 e ficando com o título da Copa Rio e o direito de disputar a Copa do Brasil.