Saltar para o conteúdo

Doença de Chagas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Creação do artigo, precisa verificar a ortografía e interwikis
(Sem diferenças)

Revisão das 16h08min de 8 de março de 2005

A Doença de Ghagas, tambem chamada tripanosomiasis americana, é uma infecção causada pelo parasito Tripanosoma cruzi. Estima-se que ha até 18 milhões de pessoas com esta doença; dos infectados 50.000 morreram cada ano.

Os insectos redúvidos ou "chupasangue" moram nos buracos das viviendas marginais que se acham na Sudamérica y na America Central. Os insectos infectam-se depois de morder a uma pessoa com a doença. A infecçao propaga-se aos seres humanos quando um insecto infectado defeca na pele quando a pessoa esta durmiendo na noite. A pessoa rasca-se as mordeduras introduciendo as feces na ferida da mordedura, num corte aberto, nos olhos ou na boca. Os animais podem infectarse da mesma manera, e tambem cuando comem o bicho infectado.

O descubridor da Doença de Chagas foi o brasileiro Carlos Chagas en 1909. Mais, na Argentina mujitas veces chamase-le o Mal de Chagas-Mazza, en honor do medica argentino Salvador Mazza, quem em 1926 comenzou a estudar a enfermedade y com os anos transformou-se no principal estudiosa da doença naquele pais. Debido a que o Chagas é uma doença que afecta pricipalmente aos pobres, no se le daba importancia e a medicina o negaba como uma patologia.

A importancia do trabalho de Salvador Mazza é precisamente em senhañar que a doença era importante e em fazer lembrar isso às outras facultades de medicina.

(Extraido da Wikipedia em espanhol)