Saltar para o conteúdo

Geografia social: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h55min de 11 de março de 2005

Geografia Social

Em um nível geral, a Geografia Social analisa os esboços sociais variáveis do mundo moderno, e he/she interpreta deste modo à sociedade dentro de sua marca geográfica. O Departamento de Geografia Social tem como objetivo para desenvolver o estudo dos fatos e problemas sociais em termos de sua localização e manifestações de espaço. He/she está interessado nos grupos sociais como um coletivo de indivíduos que you/they estão relacionados para os atributos sociais deles/delas, o estado profissional deles/delas ou o dom deles/delas de satisfactores social.

O estudo dos grupos sociais no território, estabelece três grupos de problemas para a Geografia Social: a definição de grupos sociais significantes no espaço, a análise das atividades deles/delas e a avaliação dos impactos deles/delas gosta de produto das interações sociais.

No Departamento de Geografia Social entra a pessoa, enquanto desenvolvendo as linhas de investigação seguintes:

   * Geografia da População. Em 1970 he/she começaram no Instituto de Geografia esta linha de investigação, com o propósito de afundar no conhecimento a população é organizado de como no espaço e pelo tempo que que conduz à análise da evolução, a distribuição, a mobilidade e as características do mesmo. Este tipo de estudos pode acabar tendo uma aplicação direta em um planeación o realista nacional, em setores como saúde, educação, bem-estar, pobreza, marginación, ancianidad, riscos ambientais, etc.    
   
   * Geografia histórica. Para o geógrafo mexicano, a Geografia Histórica tinha sido só objeto de um interesse secundário, e só até recentes anos uma investigação sistemática começou com o objetivo de inserir isto permanentemente como uma linha de investigação que permitirá entender, em uma mão, processos territoriais que you/they explicam o por que dos padrões de distribuição, como também a configuração territorial de nosso país, e por outro lado, o processo de institucionalización da disciplina, tanto em condições acadêmicas como profissionais que que em troca nos permitirá mostrar os laços da disciplina com algum do mexicano mais importante instituições científicas no século de XIX e princípios do XX um.    
   
   * Geografia urbano-regional. Sem dúvida, é um das linhas de investigação de mais tradição na dependência, e desses mais consolidado pela produtividade alta deles/delas, o linkings deles/delas tanto para o interior do UNAM, como no país e o estrangeiro. Nas últimas duas décadas, o processo de urbanização diminuiu seu ritmo e experimentou um processo de desconcentración para as regiões diferentes de México. Este último processo foi influenciado pelo suplemento de nosso país no globalização da economia mundial, fenômeno que representa um paradigma novo para a interpretação das modalidades novas do desenvolvimento urbano-regional no México. A interpretação de seus efeitos é de relevância enorme por razões diversas: para o rezagos social enorme que está nas áreas metropolitanas grandes; para as desigualdades fundas entre regiões desenvolvidas e esses com mais desvantagens; e para as pressões enormes que eles são exercitados nos meios naturais para o uso dos recursos naturais.    
   

Perspectivas futuras

Pode se acalmar que dois das linhas de investigação que são desenvolvidas no Departamento de Geografia Social - Histórico e Urbano-regional - eles são consolidados completamente, como demonstra isto tendo uma produtividade alta, líderes acadêmicos gratos, tanto dentro de como fora da dependência, e formação de recursos humanos do grau de níveis e posgrado.