Saltar para o conteúdo

Balestilha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 14h55min de 12 de março de 2005

Mais um instrumento extremamente utilizado pelos Portugueses na Época dos Descobrimentos: a balestilha. Era usada para ajudar a determinar a altitude do navio através de observações ao sol. A origem do seu nome remonta ou de “balhesta”, que significa besta, a arma medieval, ou, mais provavelmente, do árabe “balisti”, que significava altura.

  É basicamente constituída por uma régua de madeira e pelo virote na qual se coloca a soalha que corre na perpendicular em relação ao virote.
  A leitura do ponto onde se encontrava o astro era feita no ponto da escala gravada no virote onde a soalha se encontrava. Para saber a altura do sol, a acção não decorria virada de frente para o astro, mas sim de costas para este, para que a vista não fosse danificada pela intensidade da luz do sol.
  Terá sido o primeiro instrumento desta era a utilizar o horizonte do mar, mesmo tendo aparecido depois do astrolábio e do quadrante. Existem documentos que comprovam que este instrumento terá sido fabricado até ao início do séc. XIX!
  Este facto só pode explicar que este foi dos instrumentos mais utilizados nos descobrimentos, sendo uma glória para Portugal, pois este instrumento (supõe-se) foi inventado pela nossa pátria.