Saltar para o conteúdo

Budismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luis Dantas (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 01h01min de 3 de fevereiro de 2004

Religião e filosofia criada por Siddhartha Gautama, o Buda histórico. Surgiu originalmente na Índia por volta do século VI A.C. e de lá se espalhou para outros países, inclusive China, Sri Lanka (antigo Ceilão), Tibete, União Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão.

A base do Budismo é a compreensão das Quatro Nobres Verdades, ligadas à constatação da existência de um sentimento de insatisfação ("Dukkha") inerente à própria existência, que pode no entanto ser transcendido através da prática do Nobre Caminho Óctuplo.

Nas últimas décadas tem despertado o interesse e a curiosidade do ocidente, em boa parte devido à curiosidade sobre a situação do Dalai Lama atual.

Dividiu-se em várias escolas, algumas das quais vieram a se extinguir. A principal divisão atualmente existente é a entre a Escola Theravada, por vezes chamada indevidamente de Hinayana (que é um termo pejorativo em Sânscrito e Pali), e as Escolas dos Veículos Mahayana e Vajrayana.

As Escolas numericamente mais expressivas na atualidade são as do Budismo Tibetano (Nyingma, Kagyu, Gelugpa, Sakya) que fazem parte do veículo Vajrayana; o Zen japonês e o Chan chinês, estreitamente relacionados entre si e integrantes do veículo Mahayana; e as escolas japonesas da Terra Pura e Verdadeira Terra Pura (Jodo Shu e Jodo Shinshu). O Theravada também tem presença considerável.

Há muita polêmica e confusão em torno do Budismo, devido principalmente a falta de disponibilização de informação correta. Muitos movimentos esoteristas e sincréticos procuram se apresentar como "verdadeiros budismos" ou "herdeiros", "renovações", etc. do Budismo. Algumas vezes se encontra também polêmicas quanto ao Budismo ser ou não uma religião (por não crer em um Deus), quanto a crer ou não em reencarnação, etc.