Saltar para o conteúdo

Ateísmo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 18h37min de 22 de julho de 2003

Definição clássica: Descrença na existencia de Deus Ateus: Pessoas que não acreditam em Deus.

O ateísmo é uma espécie de corrente filosófica caracterizada pela não-crença na existência de deuses. A palavra "deuses" utilizada na definição anterior serve para demonstrar que todos os tipos de deuses são englobados nesta posição religiosa.

Pessoas mais leigas acreditam que os ateus são pessoas que têm na não-existência de Deus (geralmente o Deus católico). Mas este tipo de conceito é errôneo. Ateísmo NÃO é uma "crença." Ateísmo é enunciado do Grego, atheos, e significa simplesmente "distante da crença em deuses." Ateus não "acreditam," e é incorreto assumir que a crença em uma entidade ou entidades sobrenaturais é, de algum modo, equivalente ao "não-crer" nesses mesmos seres.

É sempre importante lembrar que o ateísmo não é uma religião. Para uma posição filosófica ser considerada de caráter religioso, esta deve ter como elemento central um ou mais deuses, ou entidades relacionadas aos deuses. O ateísmo então é considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Devemos lembrar que até algumas correntes do Budismo podem ser denominadas ateias, pois não acreditam em nenhum deus, mas não devemos confundir o Budismo com o ateismo ou o contrário. Essas correntes poderiam até ser consideradas como ateista, mas o ateismo nunca poderia ser consderado uma religião.

Existem muitas idéias errôneas sobre o que é o ateismo, pois as pessoas não conseguem imaginar que existam tantos ateus diferentes quanto características de pessoas. Por não ser uma doutrina impositiva aos seus membros como as religiões, temos ateus com os mais diversos gostos musicais, preferências políticas, escolhar morais e éticas, times de futebol, etc. Muitas pessoas agrupam todos os ateus em uma única classe de pessoas e geralmente atribuem aos ateus características inexistentes. Os Ateus não defendem a adoração ao satã (pois, assim como as divindades, também não acreditam em demonios), moléstia de criancinhas, crenças da "nova era," ou perseguição de pessoas religiosas. Ateísmo NÃO é historicamente ligado ao comunismo, ou qualquer outro sistema particular de organização social. Ateus representam muitas sombras do espectro político, e freqüentemente discordam entre si mesmos sobre temas políticos.

Basicamente, ateus são ateus porque aspiram a objetividade. A maioria absoluta dos ateus é também alguem cético. Não lhes interessa acreditar em algo por meio da . Isso ocorre porque as hipóteses deísticas sempre são sustentadas por meio da .

Algums não se identificam com o termo ateu, preferindo ser chamados de agnóstico, ou seja, deixam aberto a possibilidade, mas não baseiam sua vida ou suas escolhas na existência de seres sobrenaturais como os deuses. Nesse sentido, o agnosticismo seria apenas uma das posições adotadas por um ateu, pois o ateismo não é, em princípio, dogmático, fazendo afirmações de existência ou inexistência. O Ateu não crê na existencia de deuses pela falta de evidências por parte dos que a afirmam. Não se trata portanto duma falta de crença nascida da simples ignorância dos preceitos religiosos. Muitos ateus acham que a idéia de Deus, da maneira como é apresentada pela maioria das religiões, é essencialmente auto-contraditória, e é logicamente impossível que um tal Deus exista. Outros são ateus por causa do ceticismo, por não possuírem evidências que Deus existe. Há muitas justificativas filosóficas para o Ateísmo. Para acharmos porque uma pessoa particular escolheu ser um ateu, o melhor é perguntar-lhe diretamente.


Sugestão para editar este artigo: Não escreva se você não é ateu. Talvez você não esteja colocando as definições corretas sobre o tópico.