Nenbutsu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Nenbutsu''' (japonês: 念仏) é a contração do mantra do budismo japonês '''Nanmu Amida Butsu''' (japonês: 南無阿弥陀仏), que significa aproximadamente: "Homenagem ao Buda Amida" ou "Glória ao Buda Amida".
'''Nenbutsu''' (japonês: 念仏) é a contração do mantra do budismo japonês '''Nanmu Amida Butsu''' (japonês: 南無阿弥陀仏), que significa aproximadamente: "Homenagem ao Buda Amida" ou "Glória ao Buda Amida".


A disseminação desse mantra no séc. XII d.C., foi realizada pelo mestre [[Honen Shonin]], que passou a defender que a fé e a recitação do mantra levariam à iluminação. Essa postura foi compreendida como uma ruptura com a escola do Budismo [[Tendai]], que enfatizava as práticas budistas e a vida monástica. Como o foco da fé e da prática se centravam nesse mantra ao Buda [[Amitaba|Amida]], essa escola budista ficou conhecida como [[Amidismo]], sendo dois destacados discípulos de Honen os monges [[Shinran Shonin|Shinran]] e [[Ippen]].
A disseminação desse mantra no séc. XII d.C., foi realizada pelo mestre [[Honen Shonin]], que passou a defender que a fé e a recitação do mantra levariam à iluminação. Essa postura foi compreendida como uma ruptura com a escola do Budismo [[Tendai]], que enfatizava as práticas budistas e a vida monástica. Como o foco da fé e da prática se centravam nesse mantra ao Buda [[Amida (divindade)|Amida]], essa escola budista ficou conhecida como [[Amidismo]], sendo dois destacados discípulos de Honen os monges [[Shinran Shonin|Shinran]] e [[Ippen]].


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 16h00min de 2 de fevereiro de 2012

Nenbutsu (japonês: 念仏) é a contração do mantra do budismo japonês Nanmu Amida Butsu (japonês: 南無阿弥陀仏), que significa aproximadamente: "Homenagem ao Buda Amida" ou "Glória ao Buda Amida".

A disseminação desse mantra no séc. XII d.C., foi realizada pelo mestre Honen Shonin, que passou a defender que a fé e a recitação do mantra levariam à iluminação. Essa postura foi compreendida como uma ruptura com a escola do Budismo Tendai, que enfatizava as práticas budistas e a vida monástica. Como o foco da fé e da prática se centravam nesse mantra ao Buda Amida, essa escola budista ficou conhecida como Amidismo, sendo dois destacados discípulos de Honen os monges Shinran e Ippen.

Ver também

Fontes

CARRE, G. Histoire du Japon médiéval et pré-moderne. [1]