Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m removeu Categoria:Geologia; adicionou Categoria:Pedologia usando HotCat
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem|data=agosto de 2010}}
{{Reciclagem|data=agosto de 2010}}


A última versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)<ref>EMBRAPA - CNPS. ''Sistema Brasileiro de Classificação de Solos''. Brasilia: Embrapa-SPI; Rio de Janeiro: Embrapa-Solos, 2006. 306 p.</ref> é dividida em 13 classes de solo. São elas: [[Argissolo]], [[Cambissolo]], [[Chernossolo]], [[Espodossolo]], [[Gleissolo]], [[Latossolo]], [[Luvissolo]], [[Neossolo]], [[Nitossolo]], [[Organossolo]], [[Planossolo]], [[Plintossolo]] e [[Vertissolo]].
A última versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)<ref>EMBRAPA - CNPS. ''Sistema Brasileiro de Classificação de Solos''. Brasilia: Embrapa-SPI; Rio de Janeiro: Embrapa-Solos, 2006. 306 p.</ref> é dividida em 13 ordens de solo. São elas: [[Argissolo]], [[Cambissolo]], [[Chernossolo]], [[Espodossolo]], [[Gleissolo]], [[Latossolo]], [[Luvissolo]], [[Neossolo]], [[Nitossolo]], [[Organossolo]], [[Planossolo]], [[Plintossolo]] e [[Vertissolo]].


Essas classes são divididas em seis níveis categóricos, sendo os primeiros quatro deles (ordem, subordem, grande grupo e subgrupo) os mais desenvolvidos. O e níveis categóricos ainda se encontram em desenvolvimento.
Essas classes são divididas em seis níveis categóricos, sendo os primeiros quatro deles (ordem, subordem, grande grupo e subgrupo) os mais desenvolvidos. O quinto e sexto níveis categóricos (família e série) ainda se encontram em desenvolvimento.


==Chave de classificação==
==Chave de classificação==


No 1º nível categórico os solos são classificados de acordo com a seguinte seqüência:
No 1º nível categórico os solos são classificados de acordo com a seguinte sequência:


Solos que apresentam horizonte hístico que atenda um dos seguintes critérios de espessuras:
Solos que apresentam horizonte hístico que atenda um dos seguintes critérios de espessuras:

Revisão das 14h30min de 25 de março de 2012

A última versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)[1] é dividida em 13 ordens de solo. São elas: Argissolo, Cambissolo, Chernossolo, Espodossolo, Gleissolo, Latossolo, Luvissolo, Neossolo, Nitossolo, Organossolo, Planossolo, Plintossolo e Vertissolo.

Essas classes são divididas em seis níveis categóricos, sendo os primeiros quatro deles (ordem, subordem, grande grupo e subgrupo) os mais desenvolvidos. O quinto e sexto níveis categóricos (família e série) ainda se encontram em desenvolvimento.

Chave de classificação

No 1º nível categórico os solos são classificados de acordo com a seguinte sequência:

Solos que apresentam horizonte hístico que atenda um dos seguintes critérios de espessuras:

  • 20cm ou mais, quando sobrejacente a um contato lítico ou a fragmentos de rocha, cascalhos, calhaus e matacões (90% ou mais em volume); ou
  • 40cm ou mais, contínuo ou cumulativo nos primeiros 80cm da superfície do solo; ou
  • 60cm ou mais se 75% (expresso em volume) ou mais do horizonte for constituído de tecido vegetal na forma de restos de ramos finos, raízes finas, cascas de árvores etc., excluindo as partes vivas;

são classificados como Organossolos.


Outros solos sem horizonte B diagnóstico e satisfazendo os seguintes requisitos:

  • ausência de horizonte glei dentro de 50cm da superfície do solo, exceto no caso de solos de textura areia e areia franca;
  • ausência de horizonte plíntico dentro de 40cm da superfície do solo;
  • ausência de horizonte vértico imediatamente abaixo de horizonte A;
  • A chernozêmico, se presente não deve estar conjugado com o caráter carbonático e/ou horizonte cálcico;

são classificados como Neossolos.


Outros solos com relação textural insuficiente para identificar um B textural e que apresentam horizonte vértico entre 25 e 100 cm de profundidade e satisfazendo os seguintes requisitos:

  • teor de argila, após mistura e homogeneização do material de solo, nos 20cm superficiais, de no mínimo 300g/kg de solo;
  • fendas verticais no período seco com pelo menos 1cm de largura, atingindo, no mínimo, 50cm de profundidade, exceto nos solos rasos, nos quais o limite mínimo é 30cm;
  • ausência de material com contato lítico, ou horizonte petrocálcico, ou duripã dentro dos primeiros 30cm de profundidade;
  • em áreas irrigadas ou mal drenadas (sem fendas aparentes), o coeficiente de expansão linear (COLE) do solo deve ser igual ou superior a 0,06;

são classificados como Vertissolos.


Outros solos que apresentam horizonte B espódico imediatamente abaixo dos horizontes E ou A.

são classificados como Espodossolos


Outros solos apresentando horizonte B plânico não coincidente com o horizonte plíntico, imediatamente abaixo de horizonte A ou E.

são classificados como Planossolos


Outros solos, apresentando horizonte glei iniciando-se dentro de até 150cm da superfície do solo, imediatamente subjacente a horizontes A ou E ou horizonte hístico com menos de 40cm de espessura, sem horizonte plíntico dentro de 200cm da superfície, ou outro horizonte diagnóstico acima do horizonte glei.

são classificados como Gleissolos


Outros solos que apresentam horizonte B latossólico imediatamente abaixo do horizonte A.

são classificados como Latossolos


Outros solos que apresentam horizonte A chernozêmico seguido de: horizonte B incipiente ou B textural ou horizonte com caráter argilúvico, todos com argila de atividade alta e saturação por bases alta; ou de horizonte B incipiente < 10cm de espessura ou horizonte C, ambos cálcicos ou carbonáticos; ou apresentando horizonte cálcico ou caráter carbonático no horizonte A, seguido de um contato lítico.

são classificados como Chernossolos


Outros solos que apresentam horizonte B incipiente imediatamente abaixo do horizonte A ou de horizonte hístico com espessura inferior a 40cm; plintita e petroplintita, se presentes, não satisfazem os requisitos para Plintossolos.

são classificados como Cambissolos


Outros solos que apresentam horizonte plíntico, litoplíntico ou concrecionário, exceto quando coincidente com horizonte B plânico com caráter sódico, iniciando-se em uma das seguintes condições:

  • dentro de 40cm; ou
  • dentro de 200cm se precedido de um horizonte glei, ou horizonte A ou E ou de outro horizonte que apresente cores pálidas, variegadas ou com mosqueados.

são classificados como Plintossolos


Outros solos apresentando horizonte B textural com argila de atividade alta e saturação por bases alta, imediatamente abaixo do horizonte A ou E.

são classificados como Luvissolos


Outros solos que apresentam 350g/kg ou mais de argila, inclusive no horizonte A, com horizonte B nítico imediatamente abaixo do horizonte A, com argila de atividade baixa ou caráter alítico na maior parte do horizonte B, dentro de 150cm da superfície do solo.

são classificados como Nitossolos


Outros solos que apresentam horizonte B textural.

são classificados como Argissolos

Referências

  1. EMBRAPA - CNPS. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasilia: Embrapa-SPI; Rio de Janeiro: Embrapa-Solos, 2006. 306 p.