Inimigo Rumor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Inimigo Rumor''' é uma [[revista]] [[brasil]]eira dedicada à produção e discussão da [[poesia]] contemporânea. É editada pelo poeta [[carioca]] [[Carlito Azevedo]], e pelo poeta e crítico [[paulista]] [[Augusto Massi]], que subtituiu o poeta e crítico Júlio Castañon Guimarães.
'''Inimigo Rumor''' é uma [[revista]] [[brasil]]eira dedicada à produção e discussão da [[poesia]] contemporânea. Publicada pela editora [[7 Letras]], foi dirigida, até seu sexto número, pelos poetas [[carioca]]s [[Carlito Azevedo]] e Júlio Castañon Guimarães. Júlio Castañon Guimarães foi substituído pelo [[paulista]] [[Augusto Massi]], a partir do sétimo número.


Do número 11 ao 16, a revista passou a ser binacional, publicada em colaboração com a editora portuguesa Cotovia e com a brasileira Cosac Naify. Somaram-se ao corpo editorial o poeta [[paulista]] [[Marcos Siscar]] e os críticos portugueses [[Osvaldo Manuel Silvestre]], [[André Fernandes Jorge]] e [[Pedro Serra]].
Conta, em seu comitê editorial, com outros poetas brasileiros, como [[Marcos Siscar]], [[Manoel Ricardo de Lima]], [[Marília Garcia]], [[Paula Glenadel]], e [[Heitor Ferraz]], entre outros.


A partir do número 16, seu comitê editorial passou a se composto unicamente por poetas, críticos e editores brasileiros. Contou, em seu comitê editorial, com outros poetas e editores, como [[Jorge Viveiros de Castro]], [[Paula Glenadel]], [[Marília Garcia]], [[Aníbal Cristobo]], [[Heitor Ferraz]], [[Isadora Travassos]], [[Valeska de Aguirre]] e [[Leonardo Martinelli]].
Inimigo Rumor teve o seu primeiro número publicado em Janeiro de 1997, no Rio de Janeiro, pela Editora Sette LetrasAtiva e é uma das mais conhecidas e duradouras da poesia brasileira contemporânea, tendo lançado vinte números. O nome da revista é uma homenagem à obra de [[José Lezama Lima]], ''Enemigo Rumor''.

Inimigo Rumor teve o seu primeiro número publicado em janeiro de 1997, no Rio de Janeiro. A revista durou 10 anos, chegando ao número 20. É uma das mais conhecidas e influentes publicações de poesia brasileira das últimas décadas. O nome da revista é uma homenagem à obra de [[José Lezama Lima]], ''Enemigo Rumor''.


Houve quatro numero editados em colaboração com a editora portuguesa Cotovia.


[[Categoria:Revistas literárias]]
[[Categoria:Revistas literárias]]

Revisão das 11h37min de 30 de janeiro de 2013

Inimigo Rumor é uma revista brasileira dedicada à produção e discussão da poesia contemporânea. Publicada pela editora 7 Letras, foi dirigida, até seu sexto número, pelos poetas cariocas Carlito Azevedo e Júlio Castañon Guimarães. Júlio Castañon Guimarães foi substituído pelo paulista Augusto Massi, a partir do sétimo número.

Do número 11 ao 16, a revista passou a ser binacional, publicada em colaboração com a editora portuguesa Cotovia e com a brasileira Cosac Naify. Somaram-se ao corpo editorial o poeta paulista Marcos Siscar e os críticos portugueses Osvaldo Manuel Silvestre, André Fernandes Jorge e Pedro Serra.

A partir do número 16, seu comitê editorial passou a se composto unicamente por poetas, críticos e editores brasileiros. Contou, em seu comitê editorial, com outros poetas e editores, como Jorge Viveiros de Castro, Paula Glenadel, Marília Garcia, Aníbal Cristobo, Heitor Ferraz, Isadora Travassos, Valeska de Aguirre e Leonardo Martinelli.

Inimigo Rumor teve o seu primeiro número publicado em janeiro de 1997, no Rio de Janeiro. A revista durou 10 anos, chegando ao número 20. É uma das mais conhecidas e influentes publicações de poesia brasileira das últimas décadas. O nome da revista é uma homenagem à obra de José Lezama Lima, Enemigo Rumor.