Saltar para o conteúdo

Bahia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h25min de 20 de janeiro de 2003

Bahia

Estado brasileiro situado ao sul da região Nordeste. Tem como limites Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); oceano Atlântico (L); Minas Gerais e Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O). Ocupa uma área de 567.295,3km2.

A capital é Salvador. As cidades mais populosas são Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Juazeiro. Seu território pode ser considerado relativamente elevado, já que 90% de sua área está acima de 200m. São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari e Contas são os rios principais.

A economia do estado se baseia na agricultura (cana-de-açúcar, mandioca, feijão, milho, cacau e coco); na indústria (química e petroquímica); e na mineração. Local de chegada dos portugueses no Brasil, a Bahia começou a ser povoada em 1534. Tomé de Souza, o primeiro governador-geral, fundou Salvador, que se tornou a primeira capital do país, em 1549. Ingleses e holandeses atacaram a Bahia no século17, mas foram expulsos pelos portugueses.

Em 1798 foi cenário da Conjuração Baiana, que propunha a formação da República Baiense. Com a independência do Brasil, os baianos exigiram maior autonomia e destaque. Como a resposta foi negativa, organizaram levantes armados que foram sufocados pelo governo central.

Com a República ocorreram outros incidentes políticos importantes, como a Guerra dos Canudos e o bombardeio de Salvador, em 1912.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro