Ministério das Colónias: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 89.109.101.254 para a versão 25318586 de Yanguas, com Reversão e avisos.
Linha 15: Linha 15:
*[[Ministério do Ultramar]]
*[[Ministério do Ultramar]]
*[[Anexo:Lista de ministros das Colónias]]
*[[Anexo:Lista de ministros das Colónias]]
* [http://arquivos.ministerioultramar.holos.pt/source/presentation/index.php Inventário dos Arquivos do Ministério do Ultramar]


[[Categoria:Antigos ministérios de Portugal|Colonias]]
[[Categoria:Antigos ministérios de Portugal|Colonias]]

Revisão das 01h32min de 22 de janeiro de 2014

O Ministério das Colónias (19111951) foi um departamento ministerial do Governo de Portugal que tinha como responsabilidade a condução das políticas civis especificamente dirigidas aos territórios sob domínio colonial português, incluindo a adaptação e aplicação a esses territórios das políticas que no então território metropolitano da República Portuguesa eram responsabilidade de outros ministérios.

História

As origens do Ministério das Colónias estão na Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, criada no século XVIII. Aquela Secretaria de Estado passou a ser designada, nos finais do século XIX, por Ministério da Marinha e Ultramar. Em 1910 passou a chamar-se Ministério da Marinha e Colónias.

Com a reorganização governamental promulgada por Decreto da Assembleia Nacional Constituinte de 23 de Agosto de 1911, os assuntos da Marinha foram separados dos assuntos ultramarinos, sendo então criados o Ministério das Colónias e o Ministério da Marinha.

Pelo Decreto-Lei n.º 38 300, de 15 de Junho de 1951, na sequência da revisão constitucional que transformou as colónias portuguesas em províncias ultramarinas, o departamento passou a designar-se Ministério do Ultramar, departamento que sucedeu ao Ministério das Colónias em todas as suas atribuições.

Ver também